Sobreda e Vila Nova de Caparica: D. José Ornelas crismou 10 jovens e desafiou-os a ser o “F1 de Deus”

20201127-Crismas-Vila-Nova-Sobreda

Eis que chegou o dia tão desejado! A data 22 de novembro de 2020 ficará para sempre registada na vida dos 10 jovens das paróquias da Sobreda e de Vila Nova de Caparica que, no passado domingo, receberam o Sacramento da Confirmação. Depois de verem as datas serem alteradas devido à pandemia, a celebração pôde finalmente acontecer, presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, na Igreja de Nossa Senhora do Livramento.

Neste dia em que a Igreja celebrava a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, em Roma, decorria em simultâneo a entrega dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude aos jovens portugueses, pelas mãos do Papa Francisco. Por esta ocasião, o Prelado desafiou os jovens a viver ativamente este caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023.

D. Ornelas convidou ainda os 10 jovens a serem protagonistas na construção de uma Igreja e de um mundo mais fraternos e justos, sendo o “F1 de Deus, o ‘Help’”. Referiu que o dom do Espírito fará deles “gente forte e criativa, gente que tem coração e sensibilidade e, por isso mesmo, não deixa ninguém para trás, indo precisamente aos mais frágeis”.

Amélia Agostinho, catequista de Vila Nova de Caparica, explica que: “Estes dez jovens viveram um ano de missão nas suas paróquias, em diferentes serviços (catequese, grupo de jovens, escuteiros, coro) e puderam experimentar este amor, colocaram-se ao serviço das suas comunidades, aprenderam o significado do perdão e valorizaram o dom da vida dando-se aos outros, cada um segundo as suas aptidões. Tudo isto os fortaleceu e tornou mais convictos deste seu “Sim”. Estão prontos para continuarem a sua caminhada de vida cristã, estão cheios do Espírito Santo!”

Uma das jovens crismadas, Raiene Gomes, testemunhou desta forma a celebração vivida: “Dia 22 de novembro, um dia que marcou o início de uma nova etapa da minha vida cristã. Durante muito tempo imaginei e idealizei o meu crisma. Receber este sacramento foi um momento único, muito percorri e muito aprendi para chegar aqui. Durante a celebração houve vários sentimentos que me fizeram refletir a minha caminhada percorrida comigo, com Deus e com os outros. Um amor e uma alegria que só quem passou sabe. Muito grata a Deus e muito grata a todos os que me ajudaram a caminhar até aqui e que estão dispostos a continuar a caminhar. ‘Fomos cuidados para aprender a cuidar’.”

Segundo Diogo Cerveira, outro jovem crismado: “Foi um dia incrível e memorável, até porque não estava à espera que acontecesse. Fiquei muito feliz por finalmente completar esta etapa da minha vida cristã e acima de tudo sinto-me pronto e disposto a estar presente e ajudar quem precisar.”

O Catequista Emanuel Sousa destacou ainda o cuidado da Comunidade na preparação e na vivência desta celebração, que decorreu com toda a segurança, respeitando as normas emitidas pela Conferência Episcopal e as recomendações da DGS. “Achei que foi uma demonstração, por parte desta Comunidade, de que apesar das contrariedades, inspirados pelo Espírito Santo, se podem conseguir grandes coisas. Houve muito respeito por parte de todos e tudo correu bem. No fim, vi a Felicidade na face de todos, apesar das máscaras!”, referiu.

Ambas as comunidades fazem votos de que estes crismados, agora ungidos pelos santos óleos e enriquecidos pela força do Espírito Santo, perseverem na fé e na maturidade cristã e se mantenham ativos nas missões a que o Senhor os chamar.

Paróquias de Sobreda e Vila Nova de Caparica

27 de Novembro de 2020