Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Anjo e a Estrela (Vigiai), I Semana do Advento

20201127-Belem-em-tua-casa-I-Semana-Advento

Semana I do Advento: “O Anjo e a Estrela” (Vigiai)

Download do guião da primeira semana da Caminhada de Advento e Natal, aqui.

Contexto

O Presépio, que somos convidados a iniciar a construção nesta primeira semana do Advento, é uma das representações mais simples e belas do nascimento de Jesus Cristo. Nela se destaca a importância e magnitude daquele momento, ao mesmo tempo que nos lembra da forma humilde e simples em que se deu o seu nascimento.

A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado dos seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a omnipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança.

Embora já fossem conhecidas muitas representações da Sagrada Família, consta que o Presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223, numa gruta em Itália. Nela foi preparada uma encenação do nascimento de Jesus, surpreendendo dessa maneira o povo que lá se deslocou para participar na Santa Missa.

O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus, de mergulhar na beleza e densidade humana daquele cenário, permitindo a que cada pessoa pudesse ser também um protagonista e interveniente naquele passada noite de Belém, que hoje, tal como à 2000 ano se torna presente com o Natal.

Personagens

Esta semana vamos colocar no nosso Presépio duas figuras: o Anjo e a Estrela.

O Anjo

Os anjos ou, apenas um anjo no presépio, representam o céu que celebra e canta louvores a Deus por causa do nascimento de Jesus. O nascimento de Jesus é motivo de muita alegria não só para nós homens, mas também para o céu, para o Pai, pois o amor de Deus poderá ser chegar a todos através de Jesus. Por isso, os anjos cantaram, como nos diz Lucas: “E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos do seu grande amor!” (Lucas 2, 13-14) O anjo do presépio normalmente segura uma faixa onde se lê: “Gloria in excelsis Deo!” Frase em Latim, que significa: “Glória a Deus nas alturas!”

A Estrela

A estrela simboliza a luz de Deus que nos guia ao encontro do Salvador. Foi uma estrela que guiou os Magos do Oriente até o local onde estava Jesus. A estrela nos ensina que nós devemos saber ler os “sinais” que Deus coloca em nosso caminho e seguir estes sinais, pois eles nos levarão à vida plena, ao encontro com Jesus, que dá sentido à nossa vida.

Leitura

Evangelho do Domingo I do Advento (Mc 13, 33-37):

«Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!”.»

Meditação

«Não sabemos quando chegará o momento (Mc 13, 33). Esse momento desejado em que se ergue a Estrela que esmaga, no peso do seu fulgor, o pecado da noite que atravessamos (Nm 24, 17); momento em que o Anjo nos assegura de que já não há razões para temer, porque o Senhor está no meio de nós (Lc 1, 30; Jo 1, 14) e não veremos mais a desgraça (Sf 3, 15). Sem saber qual o momento, o coração inquieto sofre de insónias, e espera atento a noite toda a chegada do Senhor (Ct 3, 1). Vigiemos!»

Despertai, Senhor, nos vossos fiéis
a vontade firme de se prepararem,
pela prática das boas obras,
para ir ao encontro de Cristo,
de modo que, chamados um dia à sua direita,
mereçam alcançar o reino dos Céus.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Ámen

Ação

Este, tem sido um ano, severamente, marcado pelo isolamento das pessoas. Somos, cada vez mais, forçados a ficarmos afastados uns dos outros, como que numa ilha. Há 2000 anos, o Anjo fez o anúncio e a Estrela guiou os Pastores e os Reis até Belém, ao encontro daquele que trouxe a esperança. Assim como o Anjo desafiou Maria e a Estrela desafiou Pastores e Reis, desafiamos cada família a fazer o convite, a 3 outras famílias, para também realizarem esta dinâmica de construção do Presépio durante o Advento, para que Belém chegue também às suas casas.

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” é proposta para a caminhada diocesana

28 de Novembro de 2020