comprehensive-camels

Setúbal: cidade destaca festa litúrgica de São Francisco Xavier

A 3 de dezembro assinala-se 468 anos do falecimento do missionário católico natural de Navarra, patrono da cidade de Setúbal e padroeiro mundial das missões.

“Esta data é importante não só para Setúbal mas também para tudo o que o seu patrono significa, e que de certo modo caracteriza o espírito desta cidade desde tempos ancestrais até aos nossos dias” refere D. José Ornelas na mensagem vídeo publicada pelo Município.

São Francisco Xavier “é o homem da inculturação” que procura “conhecer e dar a conhecer a mensagem que levava, que era a mensagem do Evangelho”, caracteriza o prelado, qualificando-o como um “protótipo de um missionário”.

O santo morre às portas da China, “para onde queria ir, até aos confins do mundo, onde ele considerava ser o destino do Evangelho, ao chegar a toda a terra”.

“Que São Francisco Xavier continue a inspirar-nos, que continue a abençoar-nos e a fazer desta uma cidade virada para o mundo”, conclui D. José Ornelas.

A gravação conta com intervenções do vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, e do presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Francisco Borba. Inclui ainda uma caracterização da capela dedicada a São Francisco Xavier existente no Palácio Fryxell, antigo colégio jesuíta.

São Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, em Navarra. Filho mais novo de uma família ilustre, aos 19 anos foi estudar para a Universidade de Paris, onde conheceu Inácio de Loiola e outros colegas, com quem fundou mais tarde a Companhia de Jesus.

Foi enviado para a Índia, saindo de Lisboa em 1541, no dia em que fazia 35 anos, tendo na sua viagem passado por Setúbal.

Durante dez anos, ensinou a fé cristã na Índia, em Malaca, nas Ilhas Molucas, na Indonésia e no Japão. S. Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado em 1622.

JM

Foto: Visit Setúbal

 

Partilhe nas redes sociais!
03 de Dezembro de 2020