Get Ready: animadores paroquiais de pastoral juvenil estiveram em formação online

20201204-formacao-animadores-get-ready (1) - Cópia

O Departamento da Juventude realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, a 3.ª edição da formação Animadores GetReady que contou com a participação de cerca de 100 animadores.

Retomados os trabalhos de animação juvenil da nossa diocese, considerou-se oportuno reunir aqueles que são os grandes protagonistas do acompanhamento juvenil, os animadores.

O Departamento da Juventude procurou com esta sessão dar a conhecer a organização da equipa alargada, o Plano Pastoral GetReady e, inserido neste, o novo itinerário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) proposto pela Organização da JMJ, Rise Up.

Apresentaram-se, no decorrer do encontro, os três grandes âmbitos da missão do Departamento da Juventude e as respetivas ações: a formação, o acompanhamento vicarial e a preparação da JMJ, que se concretiza com o Comité Organizador Diocesano (COD) da Jornada Mundial da Juventude.

No que diz respeito a este último âmbito, foram partilhadas algumas notícias que têm marcado a preparação deste evento no nosso país.

Neste momento formativo, foi apresentado aos animadores pela voz da Ir. Linda Vieira (FMA) e do Rui Teixeira que, além de integrarem a Equipa de Formação do Departamento da Juventude, fazem parte de uma equipa Pastoral da Organização da JMJ Lisboa 2023 que preparou este itinerário catequético.

O Departamento da Juventude relança assim a sua caminhada diocesana de animação juvenil com os seguintes objetivos: acompanhar quem acompanha, caminhar com os jovens através da celebração e da formação conjunta, dinamizar iniciativas pastorais nas redes sociais.

Deste modo, pretende desafiar toda a juventude diocesana a continuar esta peregrinação que tem como momento importante a JMJ Lisboa 2023, para a qual se está a mobilizar, mas que pretende continuar para além dela!

Contamos com todos! GetReady!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

04 de Dezembro de 2020