Igreja: Presidência da Conferência Episcopal Portuguesa vai ser recebida pelo Papa Francisco

Audiência vai decorrer no início de janeiro de 2021. D. José Ornelas integra a comitiva.

O secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa informou hoje que a presidência da CEP vai ser recebida em audiência pelo Papa Francisco no dia 8 de janeiro de 2021.

Em declarações aos jornalistas após a reunião do Conselho Permanente do episcopado, o padre Manuel Barbosa disse que o encontro com o Papa, para além de apresentação de cumprimentos, tem por objetivo “abordar alguns assuntos da Igreja em Portugal”, pedindo “orientações do Papa” para a Igreja, nas várias dioceses.

O secretário e porta-voz da CEP acrescentou que “é normal”  que a situação de pandemia seja também referida, assim como a organização da próxima Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023.

A delegação que vai ser recebida pelo Papa Francisco é constituída pelo presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, respetivamente, e pelo secretário e porta-voz, padre Manuel Barbosa.

Na conferência de imprensa, o padre Manuel Barbosa disse também que vão ser publicadas as “Diretrizes sobre a proteção de menores e pessoal vulneráveis”, através de um decreto divulgado na “Revista Lumen”, órgão oficial da Conferência Episcopal Portuguesa.

“São diretrizes da Conferência Episcopal atendendo ao cuidado, à atenção que devemos ter pelas vítimas, à prevenção e à formação, à transparência e ao rigor com que é preciso abordar estas questões e salientar a importância das comissões diocesanas de proteção de menores e pessoas vulneráveis”, esclareceu o padre Manuel Barbosa.

O secretário da CEP informou também que, no dia 23 de janeiro de 2021, vai ser realizado um encontro com os membros das comissões de proteção das várias dioceses, todas constituídas, com o padre Hans Zollner, da Comissão de Proteção de Menores do Vaticano.

O padre Manuel Barbosa anunciou ainda a publicação no dia 1 de janeiro de 2021 do documento “A situação de pandemia e desafios pastorais para a Igreja”, aprovado na última Assembleia Plenária.

Agência Ecclesia

10 de Dezembro de 2020