Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – Pastores e ovelhas (Endireitai), III Semana do Advento

20201112-belem-na-tua-casa-3-domingo-advento

Semana III do Advento: “O Pastores e ovelhas” (Endireitai)

Download do guião da primeira semana da Caminhada de Advento e Natal, aqui.

Contexto

Depois de, na passada semana, termos enriquecido o nosso presépio colocando o Vaca e o Burro, que nos simbolizam a simplicidade do local onde Jesus quis nascer, vamos agora, na Semana III do Advento, adicionar os Pastores e as suas Ovelhas.

Personagens

Esta semana, vamos colocar no nosso Presépio os Pastores e as suas Ovelhas.

Depois de Maria e José, os Pastores foram os primeiros a saberem do nascimento do Salvador. E quem lhes contou a grande notícia foram anjos de Deus. Por isso eles foram até à Manjedoura, conforme o anjo lhes dissera, para adorarem o menino (São Lucas 2, 8-18). Os pastores simbolizam a humildade e a simplicidade, pois, naquele tempo, a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas socialmente, sendo frequentemente desprezados. Deus acolhe a todos sem se importar com sua condição social. Os Pastores são normalmente acompanhados pelas suas Ovelhas que pretendem tornar presente o facto de que Jesus veio ao mundo sacrificar-se por nós.

Leitura

Evangelho do Domingo III do Advento (Jo 1, 6-8.1928)

«Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: “Quem és tu?”. Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram-lhe: “Então, quem és tu? És Elias?”. “Não sou”, respondeu ele. “És o Profeta?”. Ele respondeu: “Não”. Disseram-lhe então: “Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?”. Ele declarou: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías”. Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: “Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”. João respondeu-lhes: “Eu baptizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias”. Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar.»

Meditação

As primeiras testemunhas do grande acontecimento são pastores que estão de vigia. Estes vivem, não só externamente mas também interiormente, mais perto do acontecimento do que os habitantes da cidade, que dormiam tranquilamente. Também intimamente não estavam longe daquele Deus que se faz menino: por pertencerem aos pobres, às almas simples, por quem Jesus bendiz o Pai (Lc 10, 21-22), os destinatários privilegiados do amor de Deus. Jesus, tal como David, vem do e no meio das ovelhas que apascenta, para ser constituído pastor de Israel (2 Sam, 5,2). Jesus nasceu entre pastores; Ele é o grande Pastor dos homens (1 Ped 2, 25; Heb 13, 20). Ele abate os montes do nosso orgulho e levanta os vales da nossa fraqueza: endireita o caminho para que cheguemos a Casa.

Deus de infinita bondade,
que vedes o Vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor,
fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Ação

Os Pastores viviam a sua simples vida, até serem visitados pelos Anjos que lhes anunciaram e indicaram onde poderiam encontrar o Seu Senhor que tinha nascido. Na sua simplicidade, souberam escutar, nos seus corações, o desafio que ecoava nos Céus. Aceitaram desinstalar-se, para rumarem a Belém e testemunharem a verdade que os Anjos lhes haviam dito: um Salvador tinha-lhes nascido. Ao ver o Menino, sentiram uma enorme alegria e contaram a todos o que tinham ouvido e visto. Os seus simples corações reconheceram que, tão grande acontecimento, não poderia ficar em segredo. Sentiram, então, necessidade de levar a todos a esperança que o Nascimento do Salvador lhes trouxe.

Também a nós, é-nos pedido que, depois de acolhermos a Boa Nova do Nascimento de Jesus, levemos a grande notícia a todos, como sinal de esperança. O Senhor quer ser o Salvador de todos e não só de alguns. Depois de sermos tocados por esta alegria, somos desafiados a levá-la a todos os homens e mulheres, como um tesouro que se partilha. Nesta III semana do Advento é-nos pedido que façamos uma estrela para colocarmos na janela ou na porta, como forma de sinal de esperança para os que passam por nossa casa. Que a nossa estrela seja sinal para todos, de que Belém virá a nossa casa.

À semelhança do passado Domingo, lançamos mais uma corrente de oração, lembrando e rezando pelas Forças de Segurança da nossa Diocese.  Acedendo ao seguinte link, poderemos associar-nos a esta iniciativa.

Link Oração pelas Forças de Segurança: https://forms.gle/WVXE4AW4PyVzKzdf9

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” é proposta para a caminhada diocesana

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Anjo e a Estrela (Vigiai), I Semana do Advento

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Burro e a Vaca (Preparai), II Semana do Advento