Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – Maria e José (Reinará), IV Semana do Advento

20201117-belem-na-tua-casa-4-domingo-advento

Semana IV do Advento: “Maria e José” (Reinará)

1. Download do guião da quarta semana da Caminhada de Advento e Natal, aqui.

Contexto

Tendo já um presépio pleno de animais e Pastores, um Anjo e uma Estrela, vamos agora nesta semana de Advento adicionar as figuras dos pais de Jesus: Maria e José.

Personagens

José é o pai adotivo de Jesus, o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão – carpinteiro – e também o ensinou a ler e ensinou a Lei. São José deu ao menino Jesus a experiência de ser filho de um pai terreno. Maria é a Mãe do Menino Deus, a escolhida para ser a mãe do Salvador, aquela que disse sim à vontade do Pai. Graças ao seu sim a humanidade recebeu Jesus. Por isso, ela é “Nossa Senhora”.

Leitura

Evangelho do Domingo IV do Advento (Lc 1, 26-38):

«Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim”. Maria disse ao Anjo: “Como será isto, se eu não conheço homem?”. O Anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível”. Maria disse então: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.»

Meditação

No momento do pedido a Maria, o Céu e a Terra como que suspendem a respiração. Dirá “Sim”?! Ela demora… Porventura lhe servirá de obstáculo a Sua humildade? Só por esta vez – pede-lhe São Bernardo – não sejas humilde, mas magnânima! Dá-nos o teu “Sim”! Este é o momento decisivo, em que dos seus lábios, do seu coração, surge a resposta: “Fiat secundum Verbum tuum”. É o momento da obediência livre, humilde e simultaneamente magnânima, na qual se realiza a decisão mais sublime da liberdade humana. Maria torna-se mãe através do seu “Sim”.

A grande hora do encontro com o mensageiro de Deus passa e Maria fica sozinha com a tarefa que verdadeiramente supera toda a capacidade humana. Não há anjos ao seu redor, mas ela deve prosseguir caminho, que será de muitas obscuridades – a começar pelo espanto de José perante a sua gravidez, até à noite da Cruz. Quantas vezes Maria terá voltado interiormente àquela hora em que o anjo lhe falou, escutando e meditando nas palavras que Deus lhe dirigia: “Não temas! […] Ele reinará!”?

Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas,
para que nós, pela anunciação do Anjo
conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho,
pela sua paixão e morte na cruz,
e pela intercessão da Bem-Aventurada Virgem Santa Maria,
alcancemos a glória da ressurreição.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Ação

Conforme nos vamos aproximando do Natal, vamos imergindo, cada vez mais, no Presépio. Esta semana, de Belém, chegam a nossa casa Maria e José. Sabemo-los quase a dar à luz. Vêm apressados, como refugiados, pedindo-nos abrigo, como tanto pediram outrora em diversas hospedarias de Nazaré. Naquele tempo, apenas tiveram lugar num estábulo. Dois mil anos depois, é à nossa porta que batem para terem onde ficar. Maria e José são testemunhos de grande generosidade e dádiva. Ambos aceitaram dar-se por completo, mudando o rumo normal que as suas vidas seguiam, para fazer cumprir o desejo de Deus, de se fazer homem e a todos salvar. Abdicaram de orgulhos, vaidades e planos, entregando-se, em pleno, a Deus e aos outros. Vivemos tempos de privação, que nos afastam uns dos outros. Vamos sendo forçados a viver, isoladamente, as nossas histórias mais felizes ou mais sofridas. O desafio lançado para a IV semana do Advento, assemelha-nos a José, no acolhimento que fez à sua família, mas também a Maria, na bondade da sua visita à sua parente Isabel. Somos, assim, convidados a contactar membros da nossa família que estejam mais distantes, quer fisicamente, quer afectivamente. Assim como Maria levou a alegria à casa de Isabel, levemos nós, também, Belém à casa dos nossos que estão mais distantes.

À semelhança do passado Domingo, lançamos mais uma corrente de oração, lembrando e rezando pelos doentes da Diocese.  Acedendo ao seguinte link, poderemos associar-nos a esta iniciativa.

Link Oração pelas pessoas doentes: https://forms.gle/rwrH2peujM97QNBC6

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” é proposta para a caminhada diocesana

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Anjo e a Estrela (Vigiai), I Semana do Advento

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Burro e a Vaca (Preparai), II Semana do Advento