Fernão Ferro: Município do Seixal inaugura “Praça do Peregrino”

20201218-praca-peregrino-fernao-ferro (4)

O local onde habitualmente reúne o Grupo de Peregrinos de Fernão Ferro após o regresso de Fátima chama-se agora Praça do Peregrino, assinalada com uma placa e uma estátua alusiva.

A cerimónia teve lugar no passado dia 10 de dezembro e insere-se no âmbito do cinquentenário da dedicação da Igreja de Fernão Ferro, o 20ºaniversário do grupo de peregrinos e os 184 anos da elevação de Seixal a concelho.

“A Câmara Municipal do Seixal decidiu corresponder à vontade da comunidade católica de Fernão Ferro com a atribuição da Praça do Peregrino. Tivemos também a oportunidade de homenagear os peregrinos com a colocação de uma estátua que pretende lembrar todos aqueles que ao longo destes 20 anos têm levado Seixal, em particular a freguesia de Fernão Ferro até Fátima” referiu o presidente da autarquia, Joaquim Santos, na ocasião solene.

Para o Padre Rui Simão, Pároco de Fernão Ferro, a comunidade acolheu esta homenagem com “sentimento de grande alegria e gratidão”, lembrando o significado que “aqueles dias de peregrinação têm para tanta gente”.

“Num ano em que não foi possível ir a Fátima a pé, temos aqui um peregrino que homenageia esta mesma peregrinação”, conclui o pároco.

“Sentimos um orgulho imenso nesta atribuição. Num ano tão atípico como este em que não pudemos fazer a nossa peregrinação de maio, este momento veio como uma alavanca para podermos continuar muitos mais anos” menciona o grupo de peregrinos na sua página de Facebook.

Nas palavras do presidente da Câmara Municipal, este símbolo materializa também o reconhecimento pela obra social promovida pela Igreja Católica em Fernão Ferro, em particular “no apoio social aos mais jovens e aos mais idosos”.

O Grupo de Peregrinos de Fernão Ferro foi fundado a 8 de maio de 2000 e todos os anos realiza a peregrinação a pé, até ao Santuário de Fátima. Em média, participam por ano cerca de 300 pessoas, o que faz deste um dos maiores grupos de peregrinos do país.

O grupo conta com uma comissão organizadora com cerca de 40 pessoas, que asseguram toda a preparação logística do caminho, ao nível da alimentação, segurança, saúde, transporte e animação espiritual.

Fotos: Câmara Municipal do Seixal e Grupo de Peregrinos de Fernão Ferro

18 de Dezembro de 2020