CNE: Região de Setúbal entregou a Luz da Paz de Belém aos seus agrupamentos

20201221-cerimonia-luz-da-paz-de-belem-cne (11)

A Luz da Paz de Belém já está nas paróquias e agrupamentos da Diocese de Setúbal.

Esta sexta-feira, na Igreja de S. Sebastião, D. José Ornelas presidiu à celebração da Palavra em que a luz foi partilhada.

“Esta é a luz que vai dar força e sentido ao nosso Natal” afirmou o bispo de Setúbal, lembrando que esta não é só uma luz física, mas “a luz que dá sentido à nossa vida”

Perante os quase 100 escuteiros presentes, o bispo da diocese afirmou que o Corpo Nacional de Escutas também é escola que permite compreender esta luz.

“O escutismo também ajuda a acender uma luz na vida dos mais pequeninos, os lobitos que depois mais tarde, já caminheiros e chefes, compreenderão que foram acolhidos e iluminados e se tornarão luz para os outros. Esta é a vida dos nossos agrupamentos, porque é a vida da Igreja” afirmou D. José Ornelas.

Para a Chefe Regional, este é um “tempo de renovada esperança, que apesar das contrariedades, nos impele a olhar o essencial”.

Ana Margarida Chagas, referiu que “a chama que nos lembra o local do nascimento de Cristo é a chama que alumia e que aquece, o fogo da vida do escuteiro”.

No final da celebração, D. José Ornelas entregou pessoalmente a Luz da Paz de Belém a cada agrupamento presente, que se fazia acompanhar da respetiva lanterna para o transporte da chama.

Nesta cerimónia da entrega da luz estiveram presentes 40 agrupamentos, além dos órgãos e assistência regionais. À iniciativa associou-se também a Cáritas diocesana.

A Luz da Paz de Belém é uma tradição que começou em 1986 quando uma televisão austríaca, criou uma iniciativa de solidariedade para apoiar crianças que viviam com mais dificuldades e que conta com a colaboração de escuteiros e guias, espalhados por todo o mundo.

Anualmente, um jovem recolhe a luz na Gruta da Natividade em Belém, que depois é distribuída por todo o mundo como sinal de paz e presença de Deus na humanidade.

Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas

21 de Dezembro de 2020