comprehensive-camels

Mensagem de Fátima: movimento mariano em retiro de Advento

20201221-retiro-mmf

O Movimento da Mensagem de Fátima – Diocese de Setúbal, no passado dia 12 de dezembro, realizou o seu retiro espiritual de silêncio do Tempo Litúrgico do Advento, na Paróquia de S. Paulo, em Setúbal.

Este “tempo de reflexão e oração” foi orientado pelo Padre Luís Matos Ferreira, Vigário Episcopal Pastoral da Diocese e Pároco de São Paulo.

Após a oração das Laudes, os participantes foram convidados, através da leitura da passagem do Evangelho de S. Lucas, que relata a visita de Jesus a casa de Marta e Maria, a ficar aos pés do Senhor, em Adoração, ouvindo-Lhe a Palavra, durante aquela manhã.        

A mensagem de Fátima é a mensagem do Evangelho, transmitida pelo coração maternal de Nossa Senhora. O principal apelo da Mensagem de Fátima é a Conversão. Conta-nos o Evangelho que Maria, após a Anunciação do Anjo e a decisão de aceitar e confiar no projeto de Deus, (que nas suas belas palavras diz “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”), se pôs a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, para uma cidade de Judeia e quando Isabel, sua prima ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Assim também, em 1917, Nossa Senhora “pôs-se a caminho”, foi ao encontro dos pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia, que viviam numa zona de campo, algo inóspita, numa altura em que o mundo se debatia também com a guerra e pandemia, como atualmente.  E também os pastorinhos receberam e aceitaram o apelo à conversão feito por Nossa Senhora. Abrem os seus corações ao Amor de Jesus Cristo presente em todos os Sacrários da Terra! Depois de serem tocados por Jesus, presente na Eucaristia, vivem a vontade do Senhor, e fazem-no com generosidade, coragem e a alegria da Boa Nova!

Terminando, a palestra, o Padre Luís Ferreira apelou ao silêncio durante a Adoração Eucarística que se seguiu e que os mensageiros fossem missionários (desta vez, já na versão de Marta, ao serviço do Senhor). Durante a manhã ainda houve lugar para confissões.

O retiro terminou com a oração do terço, contemplando os mistérios gozosos, seguido da Eucaristia, fonte de Vida Eterna.

Do retiro, ecoaram as palavras do Papa Francisco:

“E qualquer cristão que não tiver medo de dedicar tempo à oração, pode fazer próprias as palavras do apóstolo Paulo: «A minha vida presente, na carne, vivo-a na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim» (Gl 2, 20). A oração torna-nos conscientes disto. Só no silêncio da adoração experimentamos toda a verdade destas palavras”, frisou o Papa Francisco. “O Santo Padre afirmou que “Temos que retomar o sentido da adoração. Adorar, adorar Deus, adorar Jesus, adorar o Espírito. O Pai, o Filho e o Espírito 

Movimento da Mensagem de Fátima – Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
21 de Dezembro de 2020