Celebrações de Natal na Diocese de Setúbal

20201223-missa-dia-de-natal

O Bispo de Setúbal vai presidir à Eucaristia de Dia de Natal, pelas 10 horas, na Igreja de Santo André no Barreiro. A celebração será transmitida em direto na RTP 1.

Na noite de 24 de dezembro, pelas 23h00, irá celebrar na Sé de Setúbal, a tradicional Missa do Galo.

Recorde-se que as medidas implementadas pelo governo para a vivência da quadra natalícia no âmbito da pandemia de Covid-19 permitem à Igreja portuguesa “celebrar em assembleia não apenas nas manhãs dos dias de Natal, do Domingo da Sagrada Família (27 de dezembro) e da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de janeiro), mas também na véspera desses dias festivos e na tarde dos dias de Natal e de Ano Novo”, conforme referia o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa em nota de 9 de dezembro.

Os bispos católicos de Portugal pedem aos sacerdotes que se “abstenham da prática tradicional de dar a imagem do Menino a beijar” e que substituam esse gesto de “veneração afetuosa” por outro que “não implique contacto físico e previna aglomerações”.

Neste âmbito, agradecem também a “disponibilidade generosa” dos padres para “proporcionarem aos fiéis ocasiões ampliadas de participação na Liturgia festiva desta quadra” e exortam a “manter todos os cuidados”, conforme as orientações em vigor.

A Conferência Episcopal Portuguesa convida ainda todas as pessoas que estão nas “situações de risco” e os que estão “impedidos de participar” presencialmente na Eucaristia a “santificar estes dias pela oração e pela caridade”.

Deste modo, a Diocese de Setúbal convoca todos à celebração comunitária do Natal, através da participação nas Eucaristias da Noite e Dia de Natal, mantendo as normas e orientações conhecidas e já praticadas, na certeza que as Paróquias vão procurar reunir todas as condições para a realização das celebrações em segurança.

O Gabinete de Comunicação da Diocese não irá promover a transmissão online das Eucaristias, aconselhando as pessoas que não possam estar fisicamente presentes nas celebrações, a acompanhar a emissão da RTP 1, no Dia de Natal, pelas 10 horas.

JM

23 de Dezembro de 2020