Dia de Natal: “Menino Jesus” (Louvando)
Download do guião do Dia de Natal da Caminhada de Advento e Natal, aqui.
Contexto
E assim bem depressa chegámos ao Natal, ao gesto onde celebramos o nascimento do Salvador e onde pedimos que nasça também no nosso coração e nas nossas vidas. Neste dia especial iremos colocar no presépio o principal protagonista desta excecional história de amor: Jesus.
Personagens
O Menino Jesus é a razão de ser do presépio. É o Filho de Deus que se fez homem. Ele veio para Se tornar um de nós, para Se fazer igual a nós e dar a Sua vida por nós. Por isso, o Natal tem de ser festejado e celebrado, pois, por causa do Natal, nós poderemos ter a nossa morada no céu e chamar a Deus de “Pai”.
Leitura
Evangelho segundo São Lucas (Lc 2, 6-20):
«Enquanto ali [em Belém] se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximouse deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: “Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recémnascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. Quando os Anjos se afastaram dos pastores em direcção ao Céu, começaram estes a dizer uns aos outros: “Vamos a Belém, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer”. Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram Maria e José e o Menino deitado na manjedoura.»
Meditação
Maria envolve o Menino em panos e coloca-O numa manjedoura. Maria coloca Jesus no local onde se alimentam os animais.
Apressemo-nos a alimentarmo-nos na manjedoura, lá temos o verdadeiro Pão descido do Céu! Os anjos cantam. Os anjos cantam, porque foram enviados aos pastores, revelando-lhes o sinal da pobreza de Deus.
Cantemos a Glória de Deus, do Deus pobre que só sabe amar.
Jesus nasce. Jesus dá-se. Jesus salva.
Jesus nasce, porque Deus ama.
Jesus dá-se, porque Deus ama.
Jesus salva, porque Deus ama. Jesus ama.
Oração
Concedei, Deus todo-poderoso,
que, inundados pela nova luz do Verbo
Encarnado, resplandeça em nossas obras
o que pela fé brilha em nossos corações.
E fazei que possamos participar na vida divina do Vosso Filho
que, hoje, Se dignou a assumir a nossa natureza humana.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso FIlho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Ação
Chegou a hora. É este o dia em que Belém chega a nossa casa, num bebé que chora, como que anunciando tão grande acontecimento. Jesus nasce e seus pais, Maria e José, recebem-no nos braços. Abraçam, desta forma, a salvação do mundo.
Ao nosso presépio acrescentamos o Menino Jesus. O nosso coração será a manjedoura, onde será deitado e aconchegado.
Esta não foi só uma boa notícia para a família de Nazaré. É, igualmente, para cada família que O deseja receber. O desafio para a semana do Natal é que cada família viva esta alegria, na visita a Jesus no Sacrário, na Eucaristia do próximo Domingo, em que celebramos a Sagrada Família.
Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” é proposta para a caminhada diocesana
Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Anjo e a Estrela (Vigiai), I Semana do Advento
Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – O Burro e a Vaca (Preparai), II Semana do Advento
Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – Pastores e ovelhas (Endireitai), III Semana do Advento
Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” – Maria e José (Reinará), IV Semana do Advento