Quinta do Anjo: D. José Ornelas participou em encontro com grupo de universitários da paróquia

20200104-jovens-universitarios-quinta-do-anjo

No passado dia 22 de dezembro, o grupo de universitários da Paróquia da Quinta do Anjo recebeu a presença do Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas.

Este grupo nasceu durante o tempo de confinamento, mais propriamente no dia 15 de abril, com reuniões semanais pela plataforma online zoom. O grupo encontrava-se para fazer lectio divina das cartas de São Paulo. Tiveram vários convidados a participar entre os quais alguns sacerdotes, seminaristas, diáconos e até mesmo o professor de Escritos Paulinos da Universidade Católica Portuguesa, que os iam ajudando a aprofundar a oração a partir da Palavra de Deus.

Em agosto, os universitários participaram numa peregrinação a Santiago de Compostela, organizada pelo seminarista José Cachaço, na altura a fazer o seu estágio pastoral na Paróquia.

Em setembro, continuaram a fazer a lectio divina, mas desta vez meditando no evangelho de São Marcos.

O encontro terminou com a bênção e a confirmação do Senhor Bispo a este grupo no caminho que tem feito, de viver centrado na escuta e meditação da Sagrada Escritura.

Padre Leonel Francisco

Testemunho de um jovem:

No início da pandemia, o Padre Leonel convidou-me para um novo grupo de jovens universitários que estava a pensar criar. Desde o início mostrei interesse pelo facto de, tendo recebido o Sacramento do Crisma, me tinha começado a perder na fé, sem nenhum caminho.

As nossas reuniões começaram por ser na plataforma Zoom, onde o Pe. Leonel nos explicou que iríamos fazer um método de oração conhecido por lectio divina. No início, éramos cinco, eu, o Ricardo, o João, o Tiago e o seminarista de Almada, José Cachaço. Começámos por ler as cartas de São Paulo refletindo e procurando situações em que alguma parte de um capítulo ou versículo se aplicasse na nossa vida.

Nestas reuniões, tanto eu como os meus amigos aprendemos muito e crescemos mas, para além disso e muito mais importante, percebemos o significado da Palavra de Deus. Com a conclusão das cartas de São Paulo, o seminarista José decidiu com a permissão do nosso pároco, convidar o nosso grupo para uma peregrinação a Santiago de Compostela. Nesta peregrinação, e já com a semente plantada das nossas reuniões semanais, cada um de nós no grupo voltou como um homem novo.

De volta às reuniões, estando constantemente a crescer na fé e a compreendê-la, começámos o Evangelho de São Marcos onde até hoje continuamos. Em algumas ocasiões, tivemos alguns convidados especiais: seminaristas, professores universitários, padres e por último, tivemos também a graça da presença do nosso Bispo.

Para concluir, consigo dizer com confiança que este grupo fez de mim o que sou hoje na Igreja.

Miguel Dourado

04 de Janeiro de 2021