Natal 2020: Iniciativas digitais acompanharam Advento e Natal na Diocese de Setúbal

Igreja em Rede - formato diocese

A Caminhada de Advento e Natal conduziu os fiéis, desde o primeiro Domingo do Advento (29 de novembro) até ao Batismo do Senhor (10 de janeiro).

“Belém em sua casa”

A Pastoral Diocesana propôs a dinâmica “Belém em sua casa”, dirigida às famílias com o intuito de dar a conhecer melhor o Presépio. Semanalmente, era adicionada à montagem do Presépio uma nova figura, acompanhada de uma breve reflexão. Esta construção progressiva era completada pela meditação e oração do Evangelho de cada Domingo. Para além disso, as famílias eram desafiadas a realizar uma corrente de oração, lembrando algumas das pessoas das pessoas tocadas pelo flagelo da pandemia.

Advento e Natal 2020: “Belém em tua casa” é proposta para a caminhada diocesana

Comentário à liturgia

Nos domingos e festas de guarda deste tempo contámos com os comentários à liturgia do Padre Daniel Nascimento, que nos ajudaram a aprofundar o mistério vivido e celebrado nas comunidades ao longo das semanas. Consulte todos os comentários à liturgia aqui

“Viver o Tempo do Natal”

Os tempos litúrgicos do Advento e Natal foram ainda animados com uma série de vídeos publicados nas redes sociais, com o objetivo de ajudar a viver melhor este tempo solene. A criatividade e as sugestões foram da autoria de vários agentes pastorais da Diocese: o Departamento da Juventude de Setúbal, a Comissão Diocesana de Arte Sacra, a Ir. Maria João Alves da Ordem das Virgens, o Secretariado Diocesano da Catequese, o Grupo Sóciocaritativo das Paróquias de Azeitão, o Seminário de Almada, a equipa da Pastoral Familiar de Setúbal, a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, o Externato Diocesano Frei Luís de Sousa e o Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja das Escolas.

I Domingo do Advento: Departamento da Juventude

II Domingo do Advento: Comissão Diocesana de Arte Sacra