Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021: “Chamados por Deus” – Dia 1

Dia 1

Chamados por Deus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi” (João 15, 16a)

Leituras:

• Génesis 12, 1-14: O chamamento de Abraão
  • João 1, 3-51: O chamamento dos primeiros discípulos

Meditação:

O começo da jornada é um encontro entre o ser humano e Deus, entre a criatura e o Criador, entre o tempo e a eternidade.

Abraão ouviu o chamamento: “Vai para a terra que eu te mostrarei.” Como Abraão, somos chamados a deixar o que é familiar e ir para o lugar que Deus tem preparado, no mais profundo do nosso coração. Nessa caminhada, tornamo-nos cada vez mais nós mesmos, o povo que Deus queria que fossemos desde o começo. Atendendo a esse chamamento que nos foi dirigido, tornamo-nos uma bênção para os que amamos, para os nossos próximos e para o mundo.

O amor de Deus procura-nos. Deus tornou-se humano em Jesus. Nele encontramos o olhar persistente de Deus. Nas nossas vidas, como no Evangelho de João, o chamamento de Deus é ouvido de diferentes maneiras. Tocados pelo seu amor, seguimos em frente. Nesse encontro, caminhamos por uma estrada de transformação: o brilhante começo de um relacionamento de amor que sempre se renova.

Um dia compreendeste que, sem estares ciente disso, um sim tinha sido inscrito no teu mais profundo interior. E assim escolheste ir em frente, nas pegadas de Cristo. Em silêncio, na presença de Cristo, ouviste-o dizer: “Vem, segue-me; eu te darei um lugar onde repousar o teu coração.”

Oração:

Jesus Cristo,
vós nos procurais, para nos oferecer a vossa amizade
e nos conduzir a uma plena vida sempre mais plena.
Dai-nos a confiança de responder ao vosso chamamento,
para sermos transformados
e nos tornarmos testemunhas da vossa ternura no mundo.
Ámen.

Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na íntegra, aqui.

Ecumenismo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021

18 de Janeiro de 2021