Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021: “Formando um corpo” – Dia 3

Formando um corpo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 15, 12b)

Leituras:

• Colossenses 3, 12-17: Revesti-vos de compaixão

• João 13, 1-15; 34-35: Amai-vos uns aos outros

Meditação:

Na véspera da sua morte, Jesus ajoelhou-se para lavar os pés dos discípulos. Ele conhecia a dificuldade de viverem juntos e a importância do perdão e do serviço mútuo. E disse a Pedro: “Se eu não te lavar, não poderás ter parte comigo”.

Pedro recebeu Jesus a seus pés; ele foi lavado e tocado pela humildade e delicadeza de Cristo. Mais tarde, ele seguiria o exemplo de Jesus e prestaria serviço aos companheiros fiéis da Igreja nascente.

Jesus deseja que vida e amor circulem através de nós como a seiva na videira, para que as comunidades cristãs sejam um só corpo. Mas, hoje como no passado, não é fácil viver juntos. Somos frequentemente colocados diante das nossas limitações. Às vezes falhamos deixando de amar aqueles que estão perto de nós numa comunidade, paróquia ou família. Há situações em que os nossos relacionamentos se quebram completamente.

Em Cristo somos convidados a nos revestir de compaixão, em incontáveis recomeços. O reconhecimento de sermos amados por Deus move-nos para nos acolhermos uns aos outros, com nossas forças e fraquezas. É então que Cristo está no meio de nós.

“Com quase nada, és um criador de reconciliação nessa comunhão de amor, que é o Corpo de Cristo, sua Igreja? Sustentado por um momento partilhado, alegra-te! Não estás mais sozinho. Em todas as coisas estás avançando junto com teus irmãos e irmãs. Com eles, és chamado a viver a parábola da comunidade” (Fontes de Taizé, 2000).

Oração:

Deus, nosso Pai,
Revelai-nos o vosso amor, através de Cristo
e através dos nossos irmãos e irmãs.
Abri os nossos corações
para nos acolhermos uns aos outros,
com as nossas diferenças, e vivermos em clima de perdão.
Fazei-nos viver unidos num só corpo,
para que venha à luz o dom que é cada pessoa.
Que juntos possamos todos ser um reflexo do Cristo vivo.
Ámen.

Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na íntegra, aqui.

Ecumenismo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021

20 de Janeiro de 2021