Clero: Jornadas de Formação apontam para uma “Igreja em Renovação”

20210122-jornada-formacao-clero (1) copy

Jornadas de Formação do Clero da Diocese de Setúbal decorreram em formato digital com a participação de agentes pastorais leigos.

Nas manhãs de 19, 20 e 21 de janeiro, o clero diocesano foi convidado a participar nas Jornadas de Formação do Clero, com o tema “Setúbal – Igreja em Renovação”. As conferências aconteceram num formato diferente do habitual, sendo transmitidas digitalmente, em linha com as decisões tomadas pelas autoridades públicas e Conferência Episcopal Portuguesa relativamente ao novo confinamento geral.

No primeiro dia, a sessão formativa teve como tema a “Igreja ministerial à luz do Novo Testamento”. O orador foi o Padre Mário Sousa, da Diocese do Algarve, Presidente da Associação Bíblica Portuguesa e Professor no Instituto Superior de Teologia de Évora.

A conferência versou essencialmente sobre o contexto teológico existencial dos carismas, dos serviços e dos ministérios, bem como a sua riqueza e variedade, nas comunidades do Novo Testamento. Na sua intervenção, o sacerdote e professor apresentou várias considerações sobre a harmonia que deve existir entre os carismas, e que todos estes “devem ser postos ao serviço dos outros”, tendo como propósitos a Evangelização e a Comunhão.

Sobre a riqueza e variedade de carismas e ministérios, explica que estes foram crescendo conforme o crescimento da comunidade e o surgimento de novas necessidades. “São as necessidades e a prática da comunidade que levam à criação do serviço.”

A 20 de janeiro, quarta-feira, o Professor José Borges de Pinho, Catedrático Jubilado da Universidade Católica Portuguesa, foi convidado a partilhar o seu conhecimento sobre o tema “Igreja, Comunhão Ministerial à luz do Concílio Vaticano II”.

O académico aprofundou os desafios da Igreja nos tempos atuais, abordando temáticas como a consciência histórica, a pastoralidade, a atitude de diálogo, a universalidade e sinodalidade da Igreja, a abertura e serviço ao mundo, a renovação eclesial e a criatividade.

D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, foi o orador convidado no terceiro dia de Jornada, trazendo ao aprofundamento dos participantes a “Noção de Paróquia, leitura histórica e perspetivas atuais”.

Na sua intervenção, o prelado fez uma revisão da noção e dimensões de Paróquia ao longo da história da Igreja, olhando com particular atenção para a realidade do Patriarcado de Lisboa, que o território da Diocese de Setúbal integrou até 1975. Das considerações apresentadas, destaca-se a dimensão missionária das paróquias, “que não é um acrescento mas o centro da comunidade, Cristo Ressuscitado”.

A Jornada de Formação do Clero primou pela diferença, dando pela primeira vez a oportunidade de participação aos leigos mais envolvidos nas atividades pastorais das paróquias e movimentos eclesiais.

Os vídeos das conferências serão disponibilizados na próxima semana. Fique atento/a.

22 de Janeiro de 2021