Família: Terceiro encontro online abordou a Encíclica “Fratelli Tutti”

No âmbito da proposta da Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal para este Ano Pastoral 2020-2021 – que integra um ciclo de nove encontros formativos, em ambiente digital, com o tema global “Família – Lugar de Encontro em Tempos de Pandemia” – decorreu, no dia 15 de janeiro de 2021, o 3º encontro online, também denominado de Encontro Unitivo, que incidiu sobre a “Encíclica Fratelli Tutti”, do nosso Santo Padre, Papa Francisco.

Este 3º encontro teve como orador convidado Frei Hermínio Araújo, Sacerdote e Franciscano, Guardião do Convento de Santo António de Varatojo (Torres Vedras) e Capelão da Clínica Psiquiátrica de São José (Telheiras, Lisboa), que nos falou desta Carta Encíclica, datada de 3 de outubro de 2020,  que se debruça sobre a fraternidade e amizade social.

Frei Hermínio, de forma empolgada e conhecedora, efetuando pontes com outras Encíclicas do Santo Padre, conseguiu despertar em cada um de nós, a vontade de ler, ou reler, esta belíssima Carta Encíclica, cujo mote se baseia na Parábola do Bom Samaritano, a partir da qual podemos retirar ensinamentos para a nossa vida em sociedade e em família.

Conforme escreveu o Santo Padre: «… o bom samaritano fez ver que «a existência de cada um de nós está ligada à dos outros: a vida não é tempo que passa, mas tempo de encontro».

E o fio condutor e inspirador desta Encíclica (como já ocorrera com a “Encíclica Laudato si”) é precisamente S. Francisco de Assis, o “Santo do amor fraterno, da simplicidade e da alegria,… e o seu convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço…”.

Foi deveras inspirador escutarmos Frei Hermínio, pelo que tudo o que escrevermos não ilustra a sua intervenção, ficando aqui apenas alguns tópicos, para que se sintam impulsionados a ler, ou reler, a Encíclica Fratelli Tutti do Santo Padre e para ouvirem o 3º Encontro, disponível no canal de Youtube da nossa Diocese de Setúbal.

Cuidar, foi uma das palavras chave que retivemos e que tem marcado todo o Pontificado do nosso Santo Padre, o Papa Francisco; cada um de nós tem o dever de cuidar dos outros, principalmente dos mais frágeis e desprotegidos; das crianças, dos idosos, dos mais pobres e desvalidos que se encontram na periferia da nossa sociedade e nas franjas da vida.

Mas nunca podemos descurar o cuidado no seio da família: os esposos têm de se cuidar reciprocamente; os pais têm de tomar conta dos seus filhos, mas, por sua vez, estes devem também cuidar dos seus pais; há uma responsabilidade mútua, em que todos devemos ser guardiães uns dos outros, e, mais importante ainda, em que cada um deve ser guardião dos Dons de Deus. Cuidar é um modo de ser e de estar, e, por isso, todos somos chamados a cuidar da vida dos outros, com amor e espírito fraterno.

É essencial manter a confiança, sabendo que o Senhor nunca nos abandona e que cuida de cada um de nós, como um Pai cuida dos seus filhos, pois o nosso alicerce. É este amor infinito de Deus para com cada um de nós que nos impulsiona a Segui-Lo e a replicar o seu exemplo, cuidando dos nossos irmãos, sejam eles de sangue ou não, de forma especial os mais marginais e pobres, os doentes e os migrantes.

Muito importante é também mantermos a cultura do encontro, escutarmos o outro e estarmos presentes, o que em família ainda tem uma dimensão mais relevante, pois podemos estar todos juntos no mesmo espaço, confinados na mesma casa – como tem acontecido cada vez com mais frequência durante esta pandemia – e nunca nos encontrarmos verdadeiramente.

Temos de partilhar mais e sermos mais amáveis uns com os outros, agradecer cada gesto, pedir licença, dizer obrigada e apresentar desculpas, sempre que necessário, o que ganha ainda mais acuidade no seio familiar, pois a nossa casa é a Igreja doméstica.

O nosso sincero agradecimento ao Frei Hermínio Araújo, pelo seu tempo, disponibilidade e maravilhosa partilha, que tanto nos enriqueceu e fez refletir, sabendo que, com a Graça e Dons de Deus, devemos ser cada vez mais sementes de paz, de amor e de união, com verdadeira amizade e fraternidade, nestes tempos difíceis em que vivemos, pois somos todos irmãos.

Acompanhem e partilhem a Pastoral Familiar:

Contamos convosco. Juntos, somos família!

A Equipa da Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal

Família: Segundo encontro do ciclo formativo versou sobre “Desafios e Oportunidades do Covid para a Família”

Família: Encontros formativos iniciam com reflexão sobre os «confins da vida» de cada um

22 de Janeiro de 2021