Encontros com João: leitura guiada do Evangelho está de regresso

Durante os meses de fevereiro e março, D. José Ornelas propõe à Igreja Diocesana o aprofundamento do Evangelho de São João, “o Evangelho dos encontros”. Inscrições aqui até 2 de fevereiro.

“Neste Domingo da Palavra de Deus, venho convidar-vos para os Encontros com o evangelista João, que nos guia ao encontro com Cristo”, é o repto deixado pelo Bispo de Setúbal no vídeo de apresentação da iniciativa.

Na linha da proposta “Encontros com Marcos”, realizada em 2018 nos tempos de Quaresma e Páscoa, D. José Ornelas sugere agora a leitura orientada do quarto Evangelho, atribuído ao Apóstolo São João.

Queremos desde o início de fevereiro até à Páscoa, encontrar este Evangelho, ou melhor, deixar-nos encontrar pela palavra deste Evangelho, pelo Senhor que vem ao nosso encontro”, clarifica.

O ciclo de encontros terá início dia 4 de fevereiro e termina dia 25 de março, estando previsto oito encontros, às quintas-feiras, pelas 21 horas, através de videoconferência.

As sessões são dinamizadas por D. José Ornelas, que dirige este convite a quem tem desejo de conhecer o Evangelho, mas, especialmente, a quem tem responsabilidade de anunciá-lo nas paróquias e nos mais diferentes grupos e movimentos da Diocese.

Afirma o prelado que, num tempo em que somos convidados ao isolamento e distanciamento físico, São João apresenta um “Evangelho de encontros”.

Faz-nos bem, neste tempo de pandemia e de confinamento e limitação encontrar este Evangelho que nos abre à liberdade, à luz e à vida. Sejam todos bem-vindos!, conclui.

Na nota Pastoral “Fé e Solidariedade para vencer a Pandemia”, D. José Ornelas reforça o convite, afirmando que o Evangelho “é o livro do encontro de Jesus com a humanidade, contado a partir dos Seus encontros com pessoas concretas: dois jovens discípulos de João Batista à procura de sentido de vida e de caminho; o ancião Nicodemos, amadurecido na tradição do seu povo e que deve aprender a renascer do alto; uma estrangeira do rival território de Samaria, convidada a adorar a Deus em espírito e verdade; o defunto amigo Lázaro e a sua família, chamados a abrir-se à Vida sem limite… entre outros, para os quais o encontro com Cristo mudou radicalmente a vida.”

D. José Ornelas, bispo de Setúbal desde 2015, especializou-se em Ciências Bíblicas em Roma e em Jerusalém, tendo-se doutorado na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em 1997. Em 2020, foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o quadriénio 2020-2023.

Encontro #1: Introdução. “Vinde ver!”

Encontro #2: O Livro dos Sinais. “Os primeiros sinais”

Encontro #3: “O Acolhimento e a Rejeição”

Encontro #4: “A decisão sobre Jesus e as suas consequências”

Encontro #5: “A decisão sobre Jesus e as suas consequências”