Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021: “Reconciliando com toda a criação” – Dia 8

Dia 8

Reconciliando com toda a criação: “Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita” (Jo 15, 11)

Leituras:

• Colossenses 1, 15-20: Tudo nele se mantém

• Marcos 4, 30-32: Pequeno como um grão de mostarda

Meditação:

O hino a Cristo na carta aos Colossenses, convida-nos a cantar o louvor da salvação de Deus, que abrange o universo inteiro. Através do Cristo crucificado e ressuscitado, um caminho de reconciliação foi aberto; a criação também está destinada a um futuro de vida e paz.

Com os olhos da fé, vemos que o Reino de Deus é uma realidade que está bem próxima, mas ainda é bem pequena, dificilmente visível – como um grão de mostarda. No entanto, está a crescer. Mesmo no meio dos sofrimentos do nosso mundo, o Espírito do Ressuscitado está em ação. Ele anima-nos para nos envolvermos – com todas as pessoas de boa vontade – numa procura incessante por justiça e pela paz, e no esforço de garantir que a terra seja, de novo, para todas as criaturas, uma casa comum.

Participemos do trabalho do Espírito para que a criação em todo o seu conjunto possa continuar o louvor a Deus. Quando a natureza sofre, quando seres humanos são esmagados, o Espírito do Cristo ressuscitado – longe de nos deixar de coração desanimado – convida-nos a participar de seu trabalho de cura.

A nova vida que Cristo nos traz, embora oculta, é uma luz de esperança para muitos. É um poço que jorra reconciliação para o conjunto da criação e contém uma alegria que vai muito para além de nós mesmos: “para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita” (João 15, 11).

“Desejais celebrar a novidade da vida que Cristo nos deu através do Espírito Santo, e deixá-lo viver em vós, entre vós, na Igreja, no mundo e em toda a criação?” (Segunda promessa feita durante a profissão da Comunidade de Grandchamp).

Oração:

Deus três vezes santo, vos agradecemos
por nos terdes criado e pelo vosso amor.
Agradecemos pela vossa presença em nós e na criação.
Que possamos aprender a olhar o mundo
como vós o vedes, com amor.
Na esperança dessa visão, possamos ser capazes de trabalhar
por um mundo onde floresçam a justiça e a paz,
para glória do vosso nome. Ámen.

Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na íntegra, aqui.

Ecumenismo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021

25 de Janeiro de 2021