Óbito: Faleceu o Padre Miguel Sapata Ramalho

20210128-padre miguel ramalho

Filho de Francisco de Sousa Nunes Ramalho e de Emília Pereira Sapata, Miguel Sapata Ramalho nasceu a 29 de maio de 1932 em Cavadinha, freguesia de Urqueira (Ourém). Foi ordenado sacerdote a 12 de agosto de 1956, pelo bispo D. José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria. Exerceu o ministério sacerdotal sucessivamente na Marinha Grande, Vermoil, Sé de Leiria e foi capelão militar em Angola e Moçambique (1961-1971). Depois, foi coadjutor e pároco de Monte Redondo (1971-1975).

Veio para o Patriarcado de Lisboa, tendo sido pároco da Baixa da Banheira. Criada a Diocese de Setúbal, D. Manuel nomeou-o Pároco de Santiago de Sesimbra, missão que realizou entre 1981 e 1997. Entretanto, foi-lhe confiada a orientação diocesana do Apostolado da Oração, assim como o Serviço Diocesano da Pastoral do Turismo. A seu pedido, o Senhor D. Manuel incardinou o Padre Miguel na Diocese de Setúbal.

Em 1998, decidiu ir viver para Lisboa.

Na última etapa do seu percurso, foi recebido no “Lar Padre Carlos”, da paróquia de S. Domingos de Benfica, onde veio a falecer hoje, 28 de janeiro de 2021.

A partir das 14h30 de Domingo, dia 31, o corpo será depositado numa capela funerária da igreja de São Domingos; a saída para o cemitério dos Olivais será no dia 1 de fevereiro às 14h30.

A Igreja diocesana de Setúbal agradece a Deus o dom deste sacerdote que dedicou boa parte da sua vida ao serviço da evangelização em terras sadinas e confia-o aos cuidados do Bom Pastor: que Ele lhe abra os braços da sua misericórdia e o acolha no Seu Reino.

Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal

Fotos: Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra