Arte Sacra: conhecer para preservar o património artístico

20210128-arte-sacra-azeitao (2) - Cópia

A Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS), é um organismo da Diocese de Setúbal ao serviço do seu Bispo, que tem como função essencial defender e promover o seu património móvel e imóvel na área dos bens culturais.

Um dos seus serviços é a inventariação da arte das nossas igrejas e capelas, por forma a se conhecer bem o que existe nas nossas paróquias, para assim o podermos preservar e ao mesmo tempo, ajudar as paróquias a ter consciência da riqueza que possuem, não apenas material, mas também nas suas potencialidades pastorais.

Durante o ano de 2020 iniciámos nas Paróquias de Azeitão este trabalho de inventário e conservação de bens. Foi um trabalho de proximidade, como se deseja, com o Pároco e alguns paroquianos. Foram elaboradas 186 fichas de inventário, num total de cerca de 97 horas de trabalho. Inventariámos alfaias, paramentos, mobiliário, pintura, escultura e reorganizámos o arquivo histórico. Inventariar significa fazer uma autêntica viagem na história, que neste caso começou por volta do século XVI. Para a CDASS, este trabalho visa descobrir os testemunhos de um povo, e dá-lo a conhecer de forma particular à população paroquial local, porque é a sua própria história.

A CDASS abandonou há algum tempo a inventariação sistemática por Vigararias. A linha que adotamos é agora a de responder aos pedidos de párocos e paróquias, para fazermos a inventariação e servir de ajuda no seu conhecimento, defesa, conservação e, em alguns casos, exposição.

Expressamos a nossa gratidão aos muitos colaboradores paroquiais, que muito facilitam o nosso trabalho, acatando as nossas sugestões, para que o seu património possa ultrapassar a barreira do tempo e ser defendido dos agentes de desgaste.

Continuando o trabalho agora noutra paróquia de Azeitão, seguem-se as de Alhos Vedros, Santo André e Montijo.

Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal (CDASS)

Fotos: Igreja de São Lourenço, Paróquias de Azeitão (Arquivo da CDASS)

29 de Janeiro de 2021