“Fiéis e felizes?”: Dia Mundial da Vida Consagrada na Diocese de Setúbal

20200202-Dia-Consagrado (1)

Esta terça-feira, Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor no Templo, a Igreja Católica assinala o Dia Mundial da Vida Consagrada. Conheça melhor as comunidades religiosas presentes na Diocese de Setúbal.

Na Igreja Católica, a vida consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida, em amizade com Jesus.

As pessoas consagradas, que podem ser leigos ou clérigos, homens ou mulheres, normalmente agrupam-se em institutos de vida religiosa (ordens religiosas e congregações) ou em institutos seculares, existindo porém aqueles que vivem isoladamente ou até em comunidade aberta, junto dos outros leigos não consagrados.

Na Diocese de Setúbal estão presentes 21 institutos religiosos (13 femininos e 8 masculinos), organizados em 25 comunidades, cada um com a sua espiritualidade, carisma e missão.

Neste dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor no Templo e Dia Mundial da Vida Consagrada, damos a conhecer as várias comunidades residentes na nossa Diocese, elas que animam e enriquecem a vida pastoral diocesana com a sua presença e apostolado:

Vida Consagrada - 2021

“Fiéis e Felizes”

“Damos graças a Deus pelos homens e mulheres que, nas variadas formas de consagração, permaneceram fiéis ao espírito e ao compromisso que assumiram. Esta fidelidade é razão forte para se sentirem felizes e para merecerem o reconhecimento de toda a Igreja e da própria sociedade”, afirmou D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) na sua mensagem para este dia, que tem como tema “Consagrados: Fiéis e Felizes.

Na Diocese de Setúbal, é habitual a realização de uma celebração com a presença de todos os consagrados. Face à situação pandémica o Secretariado Regional da Conferência de Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) preparou um subsídio para oração nas várias comunidades religiosas, acompanhado de um pequeno vídeo de partilha do Padre Dário Pedroso, sj.

“Que em cada comunidade possamos, apesar destas circunstâncias únicas, louvar o nosso Deus pela vida, carisma e missão de cada família religiosa, pedindo também que a nossa presença e o nosso testemunho seja cada vez mais o de JESUS CRISTO”, pede a Irmã Carla Barbosa, presidente do secretariado regional da CIRP, na mensagem enviada a todos os consagrados.

02 de Fevereiro de 2021