“Com Maria rezamos pelo fim da pandemia”: Diocese mobiliza-se para recitação semanal do terço

20200511-fatima-2020-banner-artigo

Durante os meses de fevereiro e março, alguns dos movimentos laicais presentes na Diocese de Setúbal vão dinamizar a recitação do terço às sextas-feiras, pelas 21h30, nas redes sociais. A exceção é na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, dia em terá lugar a Via Sacra Jovem organizada pelo departamento diocesano da juventude, pelas 21h.

O convite é lançado a todos os diocesanos de Setúbal: rezar o terço pelo fim da pandemia. Em mensagem enviada à Diocese, o Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral, afirma que esta é uma “poderosa oração que, rezada de forma pessoal, produz muitos frutos, mas rezada em comunidade familiar e, mais ainda, em comunidade diocesana atinge uma dimensão eclesial e uma força intercessora que Deus atenderá as nossas intenções com muita ternura”.

O responsável admite que “estamos a viver tempos de grande provação” e que o sentimos na nossa vida quotidiana, seja pelas pessoas que conhecemos atingidas pela Covid 19, ou mesmo alguém que tenham falecido, seja pela perturbação que experienciamos na ação pastoral da nossa Igreja.

“O cristão vive a sua fé na confiança e na fidelidade ao seu Senhor pois sabe que o Bom Pastor nunca abandona o Seu povo. O caminho na fidelidade exige sempre vida de oração e de graça, leitura da Palavra de Deus e ação na caridade. Penso que todos nos esforçamos para alcançar estes desafios”, acrescenta.

O Vigário Episcopal da Pastoral relembra as palavras de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, na sua última nota pastoral “Fé e solidariedade para vencer a Pandemia”:

Rezemos, pois, uns pelos outros. Rezemos pelos que sofrem e perecem vítimas desta crise, pelas suas famílias e pelos que deles cuidam incansavelmente. Rezemos juntos para que o Senhor nos liberte desta pandemia e nos dê a luz e a força do Seu Espírito para construirmos uma Igreja mais unida e participativa e um mundo mais justo, solidário e em paz.”

Os diferentes momentos serão transmitidos via plataforma Zoom e página de Facebook da Diocese, com a participação dos vários movimentos presentes na Diocese de Setúbal.

“O tecido eclesial que cada movimento laical representa na nossa diocese é de uma riqueza ímpar e, por isso, desafio a que possamos na comunhão na oração, pedirmos com Maria o fim da pandemia”, conclui o Padre Luís Ferreira.

A oração do terço terá lugar todas as sextas-feiras, de 5 de fevereiro a 26 de março, às 21h30 com um momento especial no dia 19 de março, Solenidade de São José.

Participe na oração:

Programação:

• 5 de fevereiro: Juventude Rivier e Juventude Salesiana (MJS)
  • 12 de fevereiro: Renovamento Carismático Católico (RCC)
  • 19 de fevereiro: Caminho Neocatecumenal
  • 26 de fevereiro: Via-Sacra (Departamento da Juventude)
  • 5 de março: Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC)
  • 12 de março: Convívios Fraternos (CF)
  • 19 de março: Corpo Nacional de Escutas (CNE)
  • 26 de março: Centro de Preparação Matrimonial (CPM), Encontro Matrimonial (EM) e Equipas de Nossa Senhora (ENS)

JM

03 de Fevereiro de 2021