comprehensive-camels

«Novas Conversas»: «Missão País» chega ao Politécnico de Setúbal

Estudantes universitários vão ter encontros de oração, convívio e ser solidários.

A ‘Missão País’, uma iniciativa desenvolvida por estudantes universitários, chegou este ano ao Instituto Politécnico do Setúbal e durante uma semana, de 7 a 14 de fevereiro, vão ter encontros online de oração, convívio, e incentivo à solidariedade.

“Quando entrei na faculdade quis logo participar na missão e fiquei muito triste quando percebi que a minha faculdade não tinha a Missão País. Pensava que estava tudo perdido, percebi que primeiro podia fazer a missão noutra faculdade e depois dessa semana podia reunir esforços e trazer a missão para a minha”, explicou Gabriela Godinho, que é uma das chefes gerais desta iniciativa no Politécnico do Setúbal.

Nas «Novas Conversas» desta quarta-feira, a jovem universitária, que participou pela primeira vez na ‘Missão País’ 2020, em Castanheira de Pera, conta que ficou “tão contente” que queria que outras pessoas também sentissem isso em Setúbal, onde o projeto ainda não existia.

“A ‘Missão País’ no terreno enche-nos o coração. Estamos com as pessoas mais velhas, com as crianças, estamos porta-a-porta a falar com as pessoas da comunidade, no fim daquela semana sentimos o coração mesmo preenchido”, desenvolveu a estudante do segundo ano de Gestão da Distribuição e da Logística.

Por causa da pandemia Covid-19, os estudantes universitários não vão para o terreno este ano, para uma localidade contactar com as pessoas e promover diversas atividades, e no Politécnico do Setúbal decidiram “tentar fazer alguma coisa online, mais oração e convívio”.

“Para deixar a sementinha, para no próximo ano sermos mais e estarmos com mais força”, salienta Gabriela Godinho, que é uma das chefes gerais, sobre o plano online que começou a ser preparado “há duas semanas”.

Entre 7 e 14 de fevereiro, os cerca de 20 estudantes missionários inscritos, que podem “ficar perto dos 30” por ser um encontro online, vão também “de certa forma tentar ajudar o próximo”.

“Estamos a pensar fazer uma recolha de alimentos e vamos entregar a famílias carenciadas. E os bombeiros vamos a Setúbal que é a cidade da faculdade”, explicou Gabriela Godinho, que com 20 anos de idade, está com “as emoções ao rubro” e com “muita adrenalina” para esta iniciativa que não se esgota naquela semana e já têm “várias propostas” para a pós-missão, como um “Núcleo Católico na faculdade”.

‘Porque temes? Sou eu’ é o lema da ‘Missão País’ 2021, que retrata os discípulos numa tempestade no mar, e a cor escolhida é o verde musgo.

As propostas adaptadas à atual situação pandémica estão a envolver 63 missões, 504 chefes e dois mil missionários, desde o dia 17 de janeiro.

A iniciativa do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com o propósito de “inspirar gerações que vivam a fé Católica em Missão”, começou com 20 jovens missionários universitários em 2003.

Desde a sua criação já se realizaram mais de 154 missões, segundo dados da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa, de 2017.

© Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
04 de Fevereiro de 2021