Igreja/Saúde: Igreja em Portugal assinala Dia Mundial do Doente

20210205-dia-mundia-do-doente-2021

No Dia Mundial do Doente, D. José Ornelas preside à celebração da Eucaristia pelas 17 horas, na Igreja dos Pastorinhos, no Montijo. A celebração não terá a presença física de fiéis e será transmitida em direta nos canais digitais da Diocese de Setúbal.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai assinalar de “forma especial” o Dia Mundial do Doente com uma Missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no dia 11 de fevereiro, às 11h00, que vai ser presidida pelo Cardeal D. António Marto.

nota da CEP sobre a celebração do Dia Mundial do Doente enviada, esta sexta-feira, à Agência ECCLESIA realça que a Missa, “não contará com a participação de fiéis devido à situação de pandemia que o país atravessa” e será transmitida pelos meios de comunicação social e digital e “tem como intenção lembrar todos os que sofrem os efeitos da pandemia”.

Os bispos portugueses consideram ser este o momento “propício para prestar uma especial atenção às pessoas doentes, sobretudo neste momento de pandemia”, e a todos aqueles que as acompanham, como salienta o Papa Francisco na Mensagem para o 29.º Dia Mundial do Doente, lê-se na nota.

Além da bênção dos doentes, haverá uma referência especial com uma “prece pelos profissionais de saúde e por todos os cuidadores formais e informais que neste contexto estão na linha da frente na luta contra a pandemia e no cuidado ao próximo”.

Num texto intitulado “Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos”, inspirado no trecho evangélico em que Jesus critica a hipocrisia “de quantos dizem mas não fazem”, o Papa Francisco sublinha que “a experiência da doença faz-nos sentir a nossa vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, a necessidade natural do outro”.

A Comissão Nacional da Pastoral da Saúde tem disponíveis materiais no seu site para ajudar na celebração do Dia Mundial do Doente.

Instituído pelo Papa João Paulo II em 1992, o Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente a 11 de fevereiro, festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, com o intuito de apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.