Renovação Divina: movimento de renovação paroquial oferece programa de iniciação

20190404-Renovacao-Dinvina

O movimento internacional de Renovação Divina está a oferecer lugares para o “Kickstart Coaching Program” (pontapé de saída no acompanhamento paroquial).

Em vez da simples manutenção dos seus edifícios e da resposta às solicitações imediatas dos seus paroquianos, às paróquias é pedido que abracem a sua missão específica, que é fazer discípulos.

Como fazer isso? Como despertar os párocos, os fiéis leigos, os bispos? Como implementar ferramentas, sistemas e processos que funcionem na renovação paroquial?

O livro “Renovação Divina” do Padre James Mallon, ancorado nos ensinamentos da Igreja e com muitas ideias práticas, é assim um manual para o fazer, providenciando inspiração e luz, tanto para os párocos como para as paróquias.

O movimento da Renovação Divina com os seus eventos, livros, coaching e recursos é uma resposta à incrível fome de renovação que o Espírito Santo coloca em tantos corações. O movimento deseja inspirar e equipar todos os líderes (fiéis leigos, párocos, bispos) para que eles possam mudar a sua paróquia (e dioceses) e levá-la da manutenção à missão.

Os párocos que desejem iniciar um caminho da pastoral de manutenção à missão são convidados a fazer a candidatura a uma das 100 vagas existentes. Terão acesso a dezenas de recursos e formações, e a 6 sessões de 90 minutos com um coach da Renovação Divina, que ajudará a dar os primeiros passos na renovação paroquial.

Neste serviço à Igreja, a Renovação Divina não apresenta respostas, mas questões que despertam os paroquianos e os párocos para que não tenham medo em formar comunidades vibrantes de discípulos-missionários, da manutenção à Missão.

A Paróquia de Palhais – Santo António, na Diocese de Setúbal, foi das primeira paróquias em Portugal a introduzir a dinâmica de Renovação Divina do padre James Mallon, tendo implementado o projeto Alpha na dinâmica pastoral. Atualmente, mais sessenta paróquias são acompanhadas pelo Padre James Mallon.

James Mallon é Vigário Episcopal para a Renovação Paroquial e Suporte à Liderança na Arquidiocese de Halifax-Yarmouth, Nova Escócia, Canadá. Foi pároco durante vários anos na renovada Paróquia de Saint Benedict.

Mais informações:

Padre Tiago Veloso, Paróco de Palhais/Santo António