Conselho Presbiteral: Sínodo Diocesano no âmbito dos 50 anos da Diocese recebe parecer favorável

Esta terça-feira, dia 9 de fevereiro, o Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal reuniu-se em videoconferência, sob a presidência de D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal.

Na sequência do Cinquentenário da Diocese, que se assinalará em 2025, o bispo diocesano lançou a proposta da realização de um “Sínodo Diocesano”, como ponto alto destas celebrações.

“A convocação do Sínodo, em data a determinar, colocará a Igreja de Setúbal em “processo sinodal”, até à realização da Assembleia Sinodal, no ano do Cinquentenário. O Conselho deu o seu parecer favorável a esta iniciativa de repensamento e dinamização da vida e missão da nossa Igreja diocesana” pode ler-se no comunicado final da reunião.

“Os métodos, critérios, conteúdos que esta iniciativa comporta, serão trabalhados sob a direção de uma comissão encarregada de estudar e elaborar este projeto, da maior importância para a Igreja Diocesana de Setúbal”, refere ainda o mesmo comunicado.

Igreja em pandemia: apelo à firmeza, esperança e criatividade, com atenção aos mais fragilizados

D. José Ornelas começou por retratar a situação atual em que a Igreja vive neste contexto de pandemia, sobretudo a Diocese. Apelou a todos para que se mantivessem firmes na fé, no empenho dos trabalhos possíveis, acompanhando quem mais precisa e consolidando a esperança de superação da crise. Apelou mais uma vez à criatividade, sobretudo em tempos que não permitem a celebração da Eucaristia com presença da comunidade, insistindo, com todas as medidas de segurança, a nível pessoal e sem aglomerações, as nossas igrejas continuem a ser locais de encontro com Deus, de reconciliação, esperança e fonte da energia necessária para superar as dificuldades.

“Que estejamos atentos aos mais fragilizados, pelas mais variadas situações; pobreza, doença, solidão, e que cada padre e cada cristão seja neste tempo sinal da presença de Deus que acolhe e conforta. Que em cada comunidade cresça o sentido da solidariedade e da partilha” exortou o prelado.

O Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral, informou o conselho sobre os esforços dos vários movimentos presentes na Diocese para se manterem ativos, fazendo frequente uso das plataformas digitais para os seus encontros. Falou sobre a corrente de oração pelo fim da pandemia, já a circular na Diocese, que inclui o a oração do terço, todas as sextas-feiras, passando pelos vários grupos e movimentos, e que é transmitido nos canais digitais da Diocese.

Lembrou ainda a necessidade de dar uma atenção especial às situações de morte e luto, bem como ao acompanhamento dos funerais e dos familiares enlutados, devido à situação problemática que estamos a viver.

Devido à situação de pandemia, este ano não haverá retiro diocesano do clero no período da Quaresma, sendo agendado para quando for possível. Organizar-se-á, contudo, um “dia de recoleção online”.

Renúncia quaresmal e renovação dos órgãos de consulta do Bispo

A Renúncia Quaresmal deste ano será destinada, em parte iguais, a uma realidade diocesana, este ano às necessidades de pobreza emergente na Diocese. Será gerida pela Cáritas Diocesana, em articulação com todas as paróquias. Os restantes 50% irão para outra realidade carente, nacional ou internacional, ainda por definir.

O mandato dos membros dos vários órgãos de consulta do Bispo diocesano – Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral e Conselho de Vigários – estão a chegar ao seu término. Refere o comunicado que, “apesar da situação de pandemia colocar dificuldades às consultas necessárias, dar-se-á andamento ao processo de renovação destes órgãos diocesanos, de modo que os novos membros possam assumir funções, possivelmente até ao fim de maio”.

Tendo em conta a situação geral de dificuldade que se vive no país, ficou decidido que este ano, não haverá aumento de remuneração para o clero de Setúbal.

O Bispo de Setúbal deixou ainda uma palavra de condolências aos padres que nestes últimos dias perderam familiares próximos: o Padre Carlos Russo e o Padre João Luís Paixão. Deixou, ainda, um voto de pesar pelo falecimento da Dona Maria Graça (Auxiliar do Apostolado).

Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal

11 de Fevereiro de 2021