A Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ) lançou, através do seu portal Ponto SJ, o Ponto de Escuta, serviço gratuito, confidencial e prestado por voluntários que conversam por telefone com quem sinta necessidade de um espaço de conversa e escuta.
Em nota enviada à Diocese, os Jesuítas informam que este serviço é realizado por voluntários não especializados, não se tratando de um espaço de apoio espiritual, técnico, psicológico ou terapêutico. No entanto, para quem precisar desse tipo de apoio, os voluntários poderão encaminhar para serviços disponíveis na comunidade, nomeadamente contacto com um padre jesuíta para acompanhamento espiritual.
De acordo com os promotores, “esta iniciativa surge da consciência de que este tempo de pandemia está a causar muito sofrimento e angústia aos portugueses, sendo de esperar um agravamento deste mau estar com o período de confinamento que atravessamos”.
Ana Sofia Marques, coordenadora provincial do Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis (SPC) da Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ) sublinha ainda que, “numa altura em que grande parte das Obras da PPCJ se fecharam neste esforço nacional de combate à pandemia, os menores e adultos vulneráveis que servem continuam a precisar de um olhar atento e protetor por quem os recebia e conseguia ler no seu rosto se tudo estava (ou não) bem.”
Paralelamente, entendeu-se que seria importante lançar um serviço de apoio à comunidade. Como afirma a responsável por este serviço, “escutar é pôr-me no lugar do outro, é estar inteiro naquele momento de escuta para o outro, é ser luz(inha), é proteger e CUIDAR”.
Em menos de uma semana, o Ponto de Escuta recebeu mais de 30 pedidos de atendimento por parte de pessoas que precisavam de conversar e ser escutadas. Os pedidos de atendimento chegaram de todo o país, a maioria da parte de mulheres.
Os 35 voluntários tiveram uma formação breve para poderem responder, da melhor forma, ao desafio. Muitos voluntários têm formação e experiência nesta área, mas todos têm, em comum, o desejo de ajudar. Uma vez que se espera um aumento da afluência a este serviço, estão a ser desenvolvidas novas ações de formação para novos voluntários.
O Ponto de Escuta é um serviço integrado no Ponto de Abastecimento, espaço que reúne as várias propostas dos Jesuítas para este tempo de confinamento. Entre as iniciativas disponibilizadas no Ponto SJ estão também propostas de oração, de reflexão e sugestões de lazer. Os jesuítas retomaram também a transmissão online da eucaristia diária e dominical.
Para receber o telefonema de um voluntário, basta que a pessoa se inscreva no formulário do Ponto de Escuta, indicando o horário em que gostava de ser contactada. Depois será encaminhada para um voluntário que ligará à hora combinada.
JM