Interdiocesano de Catequistas: o novo Diretório para a Catequese foi o tema do encontro online

20210222-encontro-interdiocesano-catequese-2021

Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro decorreu o 49º Encontro Interdiocesano de Catequistas, este ano, através de uma plataforma digital.

As contingências atuais, apesar de nos limitarem na deslocação a Fátima, sempre abençoada e saudosa, permitiram que fossem muitos mais catequistas participantes do que o habitual. De norte a sul do país, especialmente da zona centro, foram mais de 500 os que quiseram marcar presença e atualizar-se, deste modo, enquanto catequistas. O tema de 2021 versou o novo Diretório para a Catequese, lançado em junho de 2020. O programa do Encontro foi adequado à recente realidade, optando-se pelos horários da tarde e noite.

Relativamente ao documento que serviu de tema a este Interdiocesano, foi abordado em três momentos de forma global, havendo também espaço para trabalho em grupos. Os cinco ateliês, na última tarde do Encontro, exploraram o cruzamento da catequese com diversos assuntos (catequese e mentalidade científica, catequese e cultura digital, catequese e bioética, entre outros).

Voltámos para a missão enriquecidos e conscientes de que os catequistas são desafiados a aproximar a linguagem digital e a linguagem religiosa, num acompanhamento pessoal que leve cada catequizando a redescobrir o seu projeto pessoal de vida.

Janete e Bruno Silva Moreira, catequistas

Nota: As várias sessões do Encontro Interdiocesano de Catequistas 2021 estão disponíveis para visionamento no canal de Youtube do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Foto: Educris

22 de Fevereiro de 2021