Covid-19: Conferência Episcopal promove dia especial de celebrações pelas vítimas da pandemia, a 16 de março

20201113-missa-vitimas-pandemia-fatima (5)

Portugal associa-se a iniciativa europeia, evocando mais de 770 mil mortos.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai promover um dia especial de celebrações pelas vítimas da pandemia, associando-se a uma iniciativa da Igreja Católica na Europa, anunciou esta segunda-feira o porta-voz do episcopado.

“Assumindo Portugal esta iniciativa no dia 16 de março, todas as Dioceses e instituições da Igreja procurarão ter essa intenção bem presente na celebração eucarística, podendo algumas dessas celebrações ser transmitidas pela rádio e pelos meios digitais”, indicou o padre Manuel Barbosa, no final da reunião mensal do Conselho Permanente da CEP, que decorreu online esta segunda-feira.

Os bispos mostram-se em “sintonia com todas as Conferências Episcopais da Europa” na rede de oração eucarística pelas vítimas da pandemia ao longo da Quaresma, evocando as mais de 770 mil pessoas morreram no continente por causa da Covid-19.

A iniciativa começou na Quarta-feira de Cinzas, com celebrações diárias em várias países pelas “vítimas e as suas famílias, os doentes e os profissionais de saúde, os voluntários e todos aqueles que se encontram na linha da frente neste momento tão delicado”.