comprehensive-camels

Corpo Nacional de Escutas recebe «Prémio do Cidadão Europeu 2020»

20210225-premio-europeu-cne

O Parlamento Europeu distinguiu o Corpo Nacional de Escutas (CNE) com o ‘Prémio do Cidadão Europeu 2020’, destacando o trabalho da organização educação e formação dos jovens para a cidadania ativa.

A distinção entregue ao escutismo católico português sublinha o seu projeto de ‘Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências’. A proposta partiu do eurodeputado José Manuel Fernandes e o júri, ao escolher o CNE, quis dar relevo ao trabalho da organização na educação e formação dos jovens para a cidadania ativa.

Este galardão foi criado para dar expressão aos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e todos os anos procura “recompensar atividades excecionais” desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção e do reforço do espírito europeu.

“É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas”, afirma o eurodeputado José Manuel Fernandes.

O chefe nacional do CNE salienta que se trata de um “justo reconhecimento aos milhares de voluntários adultos que conseguem manter-se motivados e continuam a perseverar para que o escutismo continue”.

“Estamos muito felizes com esta distinção, que premeia, acima de tudo, os nossos Agrupamentos (grupos locais) onde a verdadeira magia do crescimento das crianças e jovens acontece. É junto das comunidades locais que eles, protagonistas principais deste amanhã, ajudam a construir já hoje”, acrescenta Ivo Faria.

O prémio será formalmente entregue em novembro, numa cerimónia específica que contará com a presença de todos os laureados da União Europeia.

O prémio, que não envolve quantias monetárias, assume a forma de uma insígnia honorífica ou, no caso de distinções de natureza coletiva, de uma medalha ou placa.

Henrique Matos com Agência ECCLESIA

Partilhe nas redes sociais!
25 de Fevereiro de 2021