Catequese: catequistas em tempo de oração online

20210302-retiro-catequstas-1

A figura de Abraão foi o tema central da reflexão, que decorreu em modo virtual para preparar a Quaresma. Testemunho da catequista Leonor Machado, da Paróquia de Quinta do Anjo.

No sábado, dia 27 de fevereiro, tivemos a proposta do Secretariado Diocesano da Catequese para um tempo de oração de Quaresma: duas horas apenas para um momento de oração, a fim de marcar a data do habitual retiro de catequistas cancelado pelo inultrapassável confinamento.

Pensei: será que vale a pena?… Estava sem vontade… Depois de uma semana esgotante em teletrabalho, agarrada ao ecrã de manhã à noite… Enfim, acho que resultou bem a técnica de não ser preciso inscrição … e assim, à última da hora, com a mesma timidez do sol da manhã, lá me liguei… e, afinal, comigo estiveram quase 60 catequistas da nossa Diocese.

E que surpresa de “retiro”! De modo simples mas incisivo, fomos conduzidos com entusiasmo pelo Padre Cláudio Rodrigues que, inspirado nas virtudes da figura bíblica do Pai Abraão, nos levou a pensar o essencial da missão do catequista, o reconhecer que é sempre Deus que nos chama à vocação e que continuamente nos molda e assiste na missão, a descobrir que a originalidade reside na obediência fiel e fervorosa ao Amor de Deus e a um cuidar desapegado dos corações dos pequeninos que o Senhor coloca no nosso caminho! E houve tempo para ouvir, para discernir, para voltar a ouvir, para partilhar e ainda rezar em grupo a Nossa Senhora.

Valeu bem a pena? Muito! Uma verdadeira prova de que, quando nos dispomos à presença de Deus nas nossas vidas, não importa o local ou o tempo, Ele coloca-nos em modo de Encontro e está connosco para nos fortalecer e abençoar com a sua Graça.

Leonor Machado, Quinta do Anjo

02 de Março de 2021