EMRC: Professores de Educação Moral e Religiosa Católica participaram em retiro de Quaresma

20210302-retiro-emrc

Dia 27 de fevereiro, entre as quinze horas e praticamente as vinte, decorreu, online e via zoom, o retiro dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica centrado na temática das tentações de Cristo. Foi orientado pelo Padre José Pinheiro, Pároco da Cova da Piedade, e contou com a participação de vinte e nove professores.

O tema – as tentações do Senhor no deserto – não é novo, contudo, mantém plena atualidade. Com efeito, todos sentimos, diariamente, que pelo facto de resistirmos a elas hoje, não significa que amanhã continuaremos a fazê-lo. Sem cuidarmos, todos os dias, do coração e de tudo o que nós somos, não podemos dizer que estamos salvos: libertos de tudo o que nos prende e diminui. As tentações – tudo o que nos afasta do amor de Deus e do amor pelo próximo – estão sempre à espreita.

O retiro teve oração inicial, tempos de reflexão, meditação em grupo, momentos de silêncio e reflexão pessoal, cânticos e partilha, encontro com o Senhor e uns com os outros.

De tudo o que se refletiu e partilhou deixo aqui, como memória, esta pequena síntese: o Senhor criou-nos à sua imagem, livres e responsáveis, mas destinados a crescer. Por isso, desde esse momento inicial no coração de Deus, a vida, para nós, é caminho, esforço, sofrimento: tempo para cada um, com a ajuda de Deus e dos irmãos, avançar. Deus permite a tentação, o confronto com o mal, mas oferece-nos também a sua graça para superar as dificuldades. Para Ele nada, em seu coração, podia tomar o lugar do Pai e do amor por nós. Nós também precisamos de superar todas as tentações: do ter, do poder, do parecer. Ele sugere-nos, sem cessar, atenção, cuidado, humildade e confiança. O medo e a ignorância devem ser varridos da nossa vida. Em nós tem de brilhar, permanentemente, a LUZ e a alegria do Domingo.

O retiro terminou já perto das vinte horas com a recitação dos mistérios gozosos do terço, a oração de vésperas e a eucaristia, presidida pelo Pe. José Pinheiro e transmitida no Youtube e pelo Facebook da Paróquia da Cova da Piedade. Obrigado, Pe. José Pinheiro pela forma carinhosa e sábia como ajudou todos os participantes a colocarem-se na presença de Deus, a escutar e a responder afirmativamente à palavra do Senhor.

Professor José Manuel Leite Teixeira

02 de Março de 2021