«Via Sacra Jovem»: Juventude foi desafiada a mostrar o «amor de Jesus»

20210304-via-sacra-jovem (1)

«Mesmo apesar da pandemia não fomos vencidos, não nos resignamos, e isto dá uma grande alegria e uma grande esperança.» – D. José Ornelas

O bispo de Setúbal presidiu à ‘Via Sacra Jovem’ 2021 que foi uma partilha através do testemunho de quem foi de alguma forma afetado pela pandemia Covid-19 na vida pessoal, profissional e na sua missão. Uma iniciativa organizada pelo Departamento da Juventude diocesano, através do Zoom e transmitida nas redes sociais, que contou com uma numerosa participação de jovens e de comunidades de toda a diocese.

“Ao trazer aqui a memória da cruz de Jesus que se encarnou no meio de nós, em todas estas realidades que não são encenadas, são realidades vividas, cada um e cada uma teve ocasião de viver essa dor, muitas vezes com pessoas queridas. Tudo isto é o mundo que vivemos, é o mundo que experimentamos, nem sempre é tudo bonito”, disse D. José Ornelas.

O bispo de Setúbal revelou que espera “muito” celebrar a paixão de Jesus em 2022 “de outra forma”, e destacou que existem “grandes desafios” a construir, em concreto a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ Lisboa).

‘Partilha-te na Cruz – A Via Sacra em Testemunho’ foi o tema da ‘Via Sacra Jovem’ 2021 e em cada estação uma reflexão pessoal ajudou os jovens a rezar o caminho que a humanidade inteira vive com o coronavírus Covid-19.

O tempo da pandemia esteve presente no testemunho do Pe. Cláudio Rodrigues, que foi ordenado em dezembro, na maternidade da Joana Simões, no cuidar e acompanhar pessoas com Covid-19 da enfermeira Raquel Matias mas também na realidade de quem passou pelo sofrimento da doença, de quem se despediu de um familiar no último ano, na falta de emprego e no sair em missão.

Entre outras vivências, os testemunhos também trouxeram o acompanhamento de pessoas em necessidade na Cáritas Diocesana de Setúbal, mais concretamente no Centro Social São Francisco Xavier; e de pessoas com dependências na Associação Vale de Acór, no Pragal, Almada.

Algumas fronteiras só são possíveis de atravessar quando o Senhor está connosco. Neste drama todo, vimos também tantas outras coisas: Vemos gente, os tais cireneus e anjos da guarda, que foram levando a cruz uns dos outros: Essa cruz foi talvez o telemóvel que serviu para conectar alguém, o sorriso que demos, as lágrimas que enxugamos, a palavra de esperança que transmitimos e sentimos mesmo na distância” – D. José Ornelas

Em cada estação da Via Sacra, os jovens escreveram o nome de uma pessoa, de uma família, para rezar e no final, o Pe. Álvaro Lago, assistente do Departamento da Juventude, desafiou-os a identificar uma a quem “levar Jesus” e “ter algum gesto, alguma palavra, que demonstre amor de Jesus”.

As cenas da Paixão de Jesus foram encenadas pelo grupo ‘Jovem Levanta-te’, da Paróquia da Amora, com o seu famoso e talentoso ‘teatro negro’, e a música da responsabilidade da Equipa SOM, dos Convívios Fraternos de Setúbal. As comunidades paroquiais e os movimentos também estiveram presentes na Via Sacra e foram representadas por 14 grupos de jovens.

A ‘Via Sacra Jovem 2021’ foi a proposta do mês de fevereiro do ‘Sentido 23’, iniciativa que assinala mensalmente o ‘Dia JMJ’ (Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023).

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal também está a dinamizar um itinerário da Quaresma, que desafia os jovens todas as semanas, numa publicação nova aos sábados, no Facebook e no Instagram.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

04 de Março de 2021