comprehensive-camels

Clero: Tempo de Recoleção une sacerdotes na oração em tempo de Quaresma

20210305-recolecao-clero-2

Esta semana, estava previsto que o clero de Setúbal tivesse o seu retiro anual. Face ao confinamento geral, houve necessidade de adiar o programa, realizando-se em seu lugar um tempo de recoleção online. O momento teve lugar na passada terça-feira, dia 2 de março. Comentário do Padre João Luís Ferreira.

Rezar juntos ajuda a que cada um chegue a rezar melhor. Na verdade, toda a oração verdadeira é um ato comunitário e pela reconciliação de todos. Cada um reza por todos e todos rezam por cada um. O próprio Deus nos ensina a rezar. Jesus reza incessantemente «Pai nosso … ».

Na manhã de terça-feira passada, um bom número de padres da Diocese pôde fazer uma manhã de oração, cada um no seu quarto, mas ajudados a sentirem-se reunidos, escutando via Zoom a oração de Hora Tércia e as duas breves meditações que o padre Abel Bandeira, SJ, preparou. Antes de cada tempo de oração pessoal, pelas 10h30 e pelas 12h00, o padre Abel propôs-nos uma página do Evangelho. A primeira: “os filhos pródigos” – Lc 15, 11-32. A segunda: “as tentações” – Mt 4, 1-11. Ao fim da manhã rezámos «Salve Regina…».

A Quaresma é um tempo comunitário anual de exercícios. Todos nos ajudamos a viver mais profundamente de Cristo. Todos nos ajudamos a viver mais profundamente em Cristo. Assim seja. Sempre.

Padre José Luís Ferreira, Capelão do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo

 

Partilhe nas redes sociais!
05 de Março de 2021