Óbito: Exéquias do Padre Adalberto Tacanho Saraiva

20200306-P-Adalberto-Saraiva-02

As cerimónias fúnebres do Padre Adalberto Tacanho Saraiva decorrem nas próximas quarta e quinta-feira, 10 e 11 de março, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal, sem a presença física de fiéis mas com transmissão nos canais digitais.

O corpo do Padre Adalberto Tacanho Saraiva chega à Igreja de São Sebastião no dia 10 de março, pelas 16 horas, seguindo-se pelas 17 horas a oração do Terço. A Missa Exequial é presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, às 18 horas, com transmissão em direto nas redes sociais da Diocese de Setúbal. Às 19h30, o Vigário-Geral da Diocese de Setúbal, Padre José Lobato, preside à oração de vésperas. As celebrações contarão com a presença da comunidade do Seminário Maior de Almada.

Na quinta-feira, dia 11 de março, o Pároco de São Sebastião, Padre Casimiro Henriques, preside a nova Missa Exequial, transmitida pelo Facebook da página da Paróquia de São Sebastião. De seguida, pelas 10h45, o corpo do sacerdote é transportado para o crematório do Cemitério da Paz, em Setúbal.

Uma vida de serviço e disponibilidade

Nascido a 16 de setembro de 1928, em Manteigas, ingressou em 1939 no Seminário de Santarém, do Patriarcado de Lisboa, uma vez que não havia vagas suficientes no Seminário do Fundão, da sua diocese natal, a Guarda.

Fez o percurso habitual pelo seminário de Almada e Olivais, concluindo o Curso de Teologia em 1952. Por motivos de saúde, só no ano seguinte foi ordenado presbítero na Capela do Seminário de Évora, por D. Manuel Mendes da Conceição Santos. O Padre Adalberto optou, então, por ficar a pertencer ao presbitério da Arquidiocese de Évora.

Começou por ser Capelão do Hospital de Reguengos de Monsaraz e entre 1954-1958 foi capelão militar na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas.

Em 1959 foi nomeado coadjutor do pároco de Viana do Alentejo e, no ano seguinte, Secretário-Adjunto da Cúria Diocesana.

Em 1961 foi nomeado pároco de Melides, onde esteve treze anos, e da Comporta, onde permaneceu até 26 de agosto de 2017, durante 56 anos.

Com a criação da Diocese de Setúbal, na suposição de que a península de Troia ficaria socialmente ligada à cidade de Setúbal, a paróquia da Comporta foi anexada à nova diocese. O Padre Adalberto é, então, acolhido no presbitério da diocese sadina.

No entanto, vivendo em fronteira também com a diocese de Beja, recebeu do seu Bispo a missão da assistência espiritual dos reclusos do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz e ainda, mais tarde a paroquialidade de Melides.

Do seu ministério paroquial na Comporta, destacam-se o Centro Paroquial com diversas valências: uma Creche, Jardim de Infância, ATL e Apoio Domiciliário. Destaca-se ainda a constituição de um Agrupamento de Escuteiros, a Catequese muito dinamizada e a criação de um lugar de culto em Troia.

Terminado o longo e fecundo trabalho na Comporta, viveu os últimos anos da sua vida na Casa Episcopal de Setúbal, sempre disponível para ajudar onde fosse necessário até que as forças lho permitiram.

O Padre Adalberto Tacanho Saraiva faleceu no passado sábado, dia 6 de março de 2021, aos 92 anos.

“Damos graças a Deus pela vida e missão deste irmão sacerdote, que testemunhou, com a vida e o ministério, o amor de Deus, consolidou na fé os irmãos e tornou-se próximo dos que sofrem e caem em necessidade”, pediu D. José Ornelas, na nota de condolência publicada.

“Pedimos ao Senhor que o acolha na sua Casa, com braços misericordiosos de Pai e Pastor, que ele procurou servir e dar a conhecer ao longo da vida”, concluiu.

Exéquias na Igreja São Sebastião (Setúbal)

Quarta feira, 10 Março

• Chegada do corpo à Igreja: 16h00