Cristo Rei: Santuário participa no 90ºaniversário do Cristo Redentor

De 9 a 17 de outubro, decorrem no Rio do Janeiro as comemorações dos 90 anos do Santuário de Cristo Redentor. O Santuário do Cristo Rei, em Almada, integra as celebrações.

O recinto do sambódromo vai acolher múltiplas expressões artísticas, atividades religiosas, sociais e culturais», sublinhou o reitor do santuário, em texto publicado na mais recente edição do semanário da arquidiocese.

Ao semanário da Arquidiocese do Rio de Janeiro, “Testemunho de Fé”, o Padre Omar Raposo, reitor do Cristo Redentor, referiu que «o significado da existência do monumento vai muito além do turismo: ele é um Santuário, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro, e, desde a construção, é o símbolo nacional de fé e esperança».

Uma das iniciativas em agenda é a realização do Dia de Portugal, durante o qual será realizada uma noite de fado «com grandes nomes», refere a publicação da arquidiocese, adiantando que o evento é realizado «numa parceria entre o Consulado Geral de Portugal e o Santuário de Cristo Rei, localizado em Almada, que, em 2009, firmou a Geminação com o Santuário Cristo Redentor, com o objetivo de partilhar experiências e incentivar a espiritualidade».

«Para alinhar esta homenagem aos 90 anos, será contada a história do Cristo Redentor sob a perspetiva das maiores festas populares do país, ícones multiculturais do povo brasileiro, numa ótica amplificada de ritmos, cores e formas», revela o periódico.

A estátua de Cristo Redentor, existente no Rio de Janeiro, no Brasil, inspirou, em 1934, durante uma visita àquela cidade, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, na época D. Manuel Gonçalves Cerejeira, a construir um monumento similar em Lisboa, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. O Santuário de Cristo Rei foi inaugurado a 17 de maio de 1959, como forma de agradecimento por Portugal não ter participado na Segunda Guerra Mundial.

JM (com recursos do portal do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura)

10 de Março de 2021