Família: Pastoral diocesana promoveu retiro quaresmal inspirado no modelo de São José

20210318-retiro-quaresma-familia

A tarde do quarto sábado de Quaresma, dia 13 de março, foi marcada pelo retiro online promovido pela Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal, sobre a figura de São José, como modelo de vida cristã.

Comentário do casal Ana Paula e Jorge Spencer Glória

Este tempo de paragem e encontro rumo à conversão, orientado espiritualmente pelo Padre Luís Matos Ferreira, onde de uma forma dinâmica e descontraída, nos convidou a aprofundar e meditar sobre a espiritualidade de São José, foi composto por dois períodos de meditação seguidos de momentos de reflexão interior, tendo terminado com a oração da recitação do terço em direto do Santuário de Fátima.

O retiro iniciou-se com a Oração ao Glorioso Patriarca São José, que o Papa Francisco reza todos os dias, onde foi pedida a sua intercessão, seguindo-se do apelo do Padre Luís para que nos desligássemos das tarefas habituais, e, num clima de silêncio e recolhimento, nos voltássemos para o Senhor, refletindo e agradecendo as graças obtidas.

No primeiro momento de meditação, o Padre Luís, através do Evangelho de São Mateus, deu-nos a conhecer São José como homem, esposo e pai. São José tendo sido um homem do silêncio, humilde, justo, com dúvidas e inquietações, sempre esteve pronto e disponível para obedecer a Deus. Assim, ao refletirmos sobre a figura de São José, fomos convidados a olhar para a nossa vida e a inspirarmo-nos nele, aceitando com esperança o projeto que Deus tem para nós.

O segundo momento de meditação, foi marcado pelo olhar sobre o Evangelho de São Lucas e a Carta Apostólica Patris Corde do Papa Francisco. O Padre Luís levou-nos a conhecer a dimensão paterna de São José e o seu papel na Sagrada Família de Nazaré. Nesta meditação, à semelhança da Sagrada Família, que desceu de Jerusalém para Nazaré, fomos convidados a descer de nós, a aprender a ser pais e mães, a ter um coração de bondade e ternura, como nos diz o Papa Francisco. Na paternidade física e espiritual, temos de aprender a ser pais na sombra, fazendo pontes para que o outro trilhe na sua liberdade interior.

Neste retiro fomos convidados a sermos apóstolos como São José, por ações e não por palavras, no encontro com Jesus e no cumprir da sua vontade. Nas nossas vidas, São José é o modelo a seguir como trabalhador, homem reto, obediente, pai presente e atencioso, esposo amoroso e fiel, de profunda fé, inteiramente disponível à vontade de Deus.

Os dias que vivemos lembram-nos que a família é fundamental, e o exemplo de São José e da Sagrada Família são modelos e caminhos a seguir de amor, união, confiança e esperança, sabendo que Deus sempre se faz presente em nós.

Este retiro terminou com a recitação do terço, e com o desejo de que,  inspirados por São José, possamos seguir o seu exemplo, imitando a sua generosidade e obtermos a Graça de também sermos servos fiéis a Deus.

Tempo maravilhoso de meditação, reflexão e oração para nós, em que a espiritualidade vivida nos ajudou a refletir e a ultrapassar as nossas dúvidas e inquietações, crescendo na fé e no discernimento do rumo a seguir.

São José rogai por nós!

Ana Paula e Jorge Spencer Glória