#GetReady Animadores: “As 9 tentações do animador” com o Padre Nuno Tovar de Lemos

20210318-get-ready-animadores

Os agentes de pastoral juvenil da nossa diocese estiveram reunidos para mais um encontro formativo de animadores, através da plataforma Zoom, no passado dia 6 de março.

O Departamento da Juventude assinalou o 4.º encontro de formação Animadores #GetReady de uma forma especial, com a presença do Padre Nuno Tovar de Lemos, sacerdote Jesuíta em missão na Diocese do Algarve, que falou sobre “As 9 tentações do animador”.

“O Padre Nuno captou a atenção dos animadores desde o primeiro minuto, como se de um contador de histórias se tratasse. Todos os exemplos e histórias foram fundamentais para o entendimento desta exposição e revelaram o enorme conhecimento do orador sobre os jovens e a sua realidade, as comunidades cristãs e os desafios que são colocados aos nossos animadores dia após dia” refere o Departamento da Juventude em nota informativa.

No final, o Padre Nuno Tovar de Lemos desafiou os animadores a identificarem a sua 10.ª tentação. “Os exemplos foram chegando todos diferentes, mas idênticos na autenticidade e no interesse de quererem ajudar mais os nossos jovens a caminhar na amizade com Jesus” pode ler-se no comunicado.

“O Departamento da Juventude espera que os mais de 120 animadores que participaram nesta formação tenham saído mais ricos no seu conhecimento sobre os jovens e que este tenha sido um importante marco na caminhada #GetReady que estamos a percorrer juntos”, concluem.

Testemunhos dos animadores

“Todos experienciamos tentações no nosso dia-a-dia. Nunca tinha pensado que também somos tentados enquanto animadores de grupos de jovens. Com o padre Nuno Tovar de Lemos, numa partilha riquíssima, explorámos aquelas que considera serem as 9 tentações típicas dos animadores nos dias de hoje. Atalhos que, ainda que bem-intencionados, acabam por dificultar a caminhada dos nossos jovens e também a nossa.

Foi um testemunho muito relevante que resultou num momento formativo que muito me surpreendeu. Só tenho a agradecer por um encontro tão valioso que certamente irá influenciar o meu percurso enquanto animadora.”

Beatriz Biguino, Paróquia de Santa Maria e São Julião (Setúbal)

“Fomos convidados a analisar as 9 tentações de um animador e a melhor forma de evitá-las. Fez-me crescer na fé e discernir no modo mais correto de continuar esta missão, esta entrega a Deus, abraçando o desafio do Papa de “levar Cristo aos jovens e trazer os jovens a Cristo.”

Pedro Mateus, Paróquia da Cova da Piedade

“Foi muito bom e proveitoso ter participado desse momento orientado pelo Pe. Nuno Tovar de Lemos. Como toda a sua sensibilidade, simplicidade e objetividade, fez-me ver com outros olhos momentos e situações chamadas de “tentações do animador juvenil”, o que com certeza auxiliará nas nossas práticas de dinamização e acompanhamento pastorais junto dos jovens e assim sermos facilitadores da ação de Deus nas suas vidas.”

Giovanna Nascimento, Juventude Rivier

“Foi realmente um momento fantástico em que ficou bem claro que não existem soluções pré-fabricadas para os nossos desafios, mas sim um percurso com diversos caminhos a percorrer e a experimentar, e que nos permitem mudar quando necessário, nunca perdendo de vista a nossa meta.

Esta formação girou em torno das tentações dos animadores e dos pontos em que nós nos deixamos levar, aproveitando para analisarmos as situações em que as consentimos. Realço o ponto que refere que a vida espiritual do animador não pode ficar só pelas atividades do grupo, ele tem de se continuar a alimentar espiritualmente. E esta alimentação espiritual está assente nos quatro pilares de um cristão: rezar, conhecer, viver e celebrar.”

Susana Santos, Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Setúbal)

18 de Março de 2021