Almada: Paróquia presta homenagem aos antigos párocos com placa memorial

20210323-almada-placa-memorial-antigos-parocos

A Paróquia de São Tiago de Almada inaugurou no dia 19 de março um memorial “que recordará aqueles que, na sua paternidade espiritual, serviram Almada, ao longo dos séculos: os seus párocos”.

A obra tem como título “Párocos de Almada, por amor a Cristo e à Santa Igreja” e encontra-se junto à sacristia de um dos átrios da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Almada. Nela estão gravados os nomes dos antigos párocos em pedra moleanos (pedra calcária portuguesa).

Em comunicado enviado à Diocese, o Padre Marco Luís, Pároco de Almada, qualifica este memorial como “imponente”, erigido “na gratidão orante pelos pastores que nos foram dados em Almada nos últimos 800 anos, com votos de que tenham no céu a recompensa dos seus trabalhos.”

O trabalho resulta da “generosidade de uma família da paróquia” e da investigação histórica pedida pelo pároco, com o objetivo de “rezar por todos os sacerdotes que foram párocos de Almada”.

“Para tal, foi realizado um estudo que consistiu no levantamento cronológico dos seus nomes, com base em documentação histórica. Foi possível obter uma lista de sessenta e quatro nomes de párocos que serviram tanto a já extinta paróquia de Santa Maria do Castelo (Nossa Senhora da Assunção), criada pelo ano de 1173, como da paróquia de São Tiago, criada pelo ano de 1204”, pode ler-se no comunicado.

Ambas as igrejas estiveram sob priorato da Ordem Militar de Santiago e remontam aos primórdios da Reconquista Cristã. Em 1835, a paróquia de Santa Maria foi anexada à paróquia de São Tiago e foi também nesse período que ocorreu a extinção das ordens religiosas em Portugal e, consequentemente, da Ordem de Santiago. Os párocos de Almada passaram, então, a ser nomeados pelo Patriarcado de Lisboa e, a partir de 1975, pela Diocese de Setúbal.

“Destacamos, no ano de 1299, o início da lista com o Padre Pedro Egas como Pároco de Santa Maria do Castelo bem como no mesmo ano, o Padre Fernando Martins, pároco de Santiago. Na lista praticamente ininterrupta de párocos desde então até ao presente, destacamos o padre Joaquim Miguel de Oliveira Ferraz como último pároco da paróquia de Santa Maria do Castelo, em 1792, sendo na altura pároco de São Tiago (desde 1790) o padre Manuel Joaquim da Gama Freitas.”

“Estamos certos da memória viva para muitos de nós dos párocos de Almada do século XX como o padre Manuel Marques (1954), o padre Francisco Ferreira (1960) que construiu a maior igreja (na mais antiga paróquia) da margem sul do Tejo, o padre Jaime Silva (1971) e o padre Fernando Belo (1999)”, acrescenta.

O presente ano pastoral na Paróquia de Almada é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Sendo que em dezembro foi anunciado o Ano de São José, pelo Papa Francisco, a comunidade acolheu igualmente o esposo de Maria como patrono do ano, reconhecendo-o como “modelo de paternidade sacerdotal”.

JM

23 de Março de 2021