D. José Ornelas/São José: “Ele tornou o sonho de Deus realidade”

20210319-sao-jose-setubal (2)

A Paróquia de São José, em Setúbal, celebrou a solenidade do seu padroeiro com Eucaristia presidida pelo bispo diocesano. Num dia em se assinalou igualmente o Dia do Pai, D. José Ornelas exortou os pais presentes a educarem os filhos para serem livres, “ajudá-los a crescer, para seguir o caminho traçado por Deus.”

A Solenidade de São José marcou o regresso de muitos fiéis às celebrações eucarísticas. D. José Ornelas agradeceu o convite e a possibilidade de estar nesta comunidade, saudando em particular os jovens do Agrupamento 64 do Corpo Nacional de Escutas. “Há tanto tempo que não estava numa igreja com jovens”, confessou.

“São José é um bom guia para este desconfinamento: no meio das dificuldades, saber discernir o que é bom, o que é seguro e encontrar caminhos. A nossa Igreja está a começar um caminho novo, um caminho de discernimento que nos ajuda a ver o projeto de Deus e a saber em cada momento como é que o podemos realizar” foi com estas palavras que começou a sua homília.

Nas palavras do Bispo de Setúbal, São José é uma “graça especial” da Igreja pois apesar de não ser exatamente pai de Jesus, que era Filho de Deus, soube não só “dar vida, mas também dar carinho, amor e perpetuar a vida em família, que é o que caracteriza o ser humano”.

Um dos aspetos mais significativos da vida de São José foi “a escuta da Palavra de Deus no seu coração. Ele tinha os seus planos, que depois são modificados. São José tinha uma noiva que ficou grávida. Era um problema. São José está à procura de caminho, com honestidade, diante de Deus. E esse Deus vai guiando José. E quando ele pensa que vai fazer as contas certas, elas não batem certo.”

Outro aspeto é o aceitar do sonho. “Falar num sonho é dizer que nos colocamos diante de Deus à escuta. José, nesse aceitar do sonho de Deus para ele, começa a dar sentido à sua vida. José esforça-se por fazer planos mas os planos de Deus estão à frente dele. Não temos palavras dele, a não ser gestos, atitudes. Ele torna o sonho de Deus realidade.”

Explica D. José Ornelas que Deus ensina-nos a sonhar: “Não é simplesmente deitar-se a dormir: é procurar, deixar que Deus nos ajude nessa procura. José é alguém que luta pelos seus sonhos: é a procura de ir, procurar caminhos, e tudo vai noutra direção. Era a graça de cumprir o sonho de Deus, no meio de dificuldades.”

Celebrando-se o Dia do Pai, o prelado deixou uma saudação especial aos progenitores presentes, congratulando-os pelo dom da paternidade.

Exorta-os a ter como exemplo São José, aquele que “oferece tudo aquilo que sabe, tudo aquilo que sonha, dando gratuitamente a Jesus.”

“A lógica do amor é fazer crescer aqueles a quem transmitimos a vida e ajudamos a crescer nos caminhos da vida. É este o espírito da família”, salienta.

“Um filho que a gente cria, não é propriedade nossa. É nos dado por Deus para trilharmos com ele o seu caminho, até serem homens e mulheres. É necessário deixá-los livres, ajudá-los a crescer, para seguir o caminho traçado por Deus” porque é “nas mãos de Deus que deixamos os nossos filhos”.

24 de Março de 2021