Cáritas: Semana Nacional foi assinalada em Setúbal com Via Sacra

A Cáritas Diocesana de Setúbal avalia a Semana Nacional da organização católica, que este ano decorreu de 28 de fevereiro a 7 de março, sob o tema “É o amor que transforma”.

Terminada a Semana da Caritas e passados uns dias que permitiram um certo distanciamento e um olhar mais realista, sentimo-nos na realidade gratificados pelas participações que enriqueceram esta Semana.

Desde logo o trabalho de equipa, o empenho e criatividade de todos os envolvidos na sua preparação bem como o apoio que recebemos da Diocese e nomeadamente, para a transmissão da Via Sacra, do Gabinete de Comunicação.

Gratificados também porque o resultado do peditório, em moldes sui generis, inovadores, foi encorajador mais uma vez, pela generosidade das respostas aos apelos lançados para que se ajude a Caritas a ajudar os mais frágeis e carenciados.

Neste ano, marcado pela segunda vez pelas restrições que a situação sanitária exigiu, a Caritas Diocesana de Setúbal ficou especialmente feliz pela forma como foi acolhida a sua iniciativa de partilhar na vivência desta Semana Caritas, o momento de comunhão de esperança, de determinação e sobretudo de Fé, que foi a realização, embora online, da Via Sacra.

Efetivamente, na caminhada iniciada na Igreja Paroquial de Santo André, no Barreiro e terminada na Igreja Paroquial de São Paulo, em Setúbal, intervieram não apenas as Vigararias da Diocese mas também as Cáritas Diocesanas dos Açores, de Beja, de Bragança/Miranda, de Coimbra, de Setúbal e ainda a Cáritas Nacional, ficando assim representada toda a rede Cáritas portuguesa.

Para além destas participações, esta Via Sacra foi partilhada por muitas pessoas convidadas através das redes sociais ou pessoalmente por amigos da Cáritas, as quais tiveram acesso aos textos inspiradores e orações para cada Estação. Nestes textos procurámos testemunhar e harmonizar o momento de cada Estação com a realidade de sofrimento que a Paixão representa e com a Luz da Ressurreição que a Esperança antecipa.

Nesta caminhada de reflexão e oração sentimos bem vivo, pela palavra e pela partilha,  o lema desta Semana da Caritas: “É o Amor que transforma”.

MHFM, Cáritas Diocesana de Setúbal

D. José Ornelas/Cáritas: “Ninguém pode dizer que [a pobreza] não é problema seu”

Semana Nacional da Cáritas: “É o Amor que transforma”

25 de Março de 2021