“São José: Caminho para a Misericórdia” #9: Domingo da Divina Misericórdia

20210407-Domingo da Divina Misericórdia 896x1200 px

#9: Domingo da Divina Misericórdia

Guião disponível para descarregar aqui.

Reflexão de São José

Amados filhinhos,

Agora, depois dos dias intensos que vivemos juntos, com a tormenta da morte e o regozijo da Ressurreição do meu querido Jesus, caminhamos esta semana para o dia belo da Misericórdia. Toda a Páscoa é o cume da Misericórdia do nosso Deus para com o seu povo. Os Evangelhos nomeiam-me “homem justo”. Como poderia ser “guardião de Jesus” se não fosse fiel à justiça? Porém, também não o poderia ser se não fosse, na mesma medida, defensor da misericórdia. Da beleza de Deus vislumbramos o perfeito equilíbrio entre estes dois dons: a justiça e a misericórdia.

A injustiça fere e humilha os corações. A condenação à morte de Jesus provoca-nos lágrimas por Este ter sido condenado e morto injustamente, sem nada ter feito de mal. Contudo, o mesmo Jesus, que é vítima dos injustos, impera pela misericórdia: perdoa Pedro pela sua negação; perdoa o bom ladrão na cruz; perdoa os que o condenaram porque não sabiam o que faziam; perdoa a cada dia, todo aquele que se sente arrependido dos seus pecados e tem desejo de ser amado por Deus.

Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer-lhe que, o que mais O entristeceu no desespero de Judas, foi este ter desprezado a Sua misericórdia, não querendo ser perdoado, tornando-se isso mais penoso para Jesus do que a sua traição.

A misericórdia é o segundo nome do Amor. Se Deus é amor posso afirmar que a Misericórdia de Deus é maior que a justiça, porque esta serve a caridade.

O meu Jesus anunciou que os misericordiosos são Bem-aventurados, porque alcançarão misericórdia. Todavia, para que isso aconteça, é necessário que cada Homem assuma a sua culpa e se mostre, verdadeiramente, arrependido. Desta forma, se fará justiça, perdoando com muito amor os corações contritos e precipitando para o fogo da Geena os que se recusam receber este perdão do Senhor.

Queridos filhos, este é o convite que é feito, que cada um de vós se deixe seduzir pela promessa de amor de Deus, que traz o perdão e a vida eterna ao coração de quem O quiser receber. Aceitar este convite é permitir que a Salvação aconteça nas vossas vidas.

Continuamos o caminho juntos, de mãos dadas com Deus Misericordioso.

José de Nazaré

Sugestão Cultural

São João Paulo II instituiu no ano 2000 que o segundo domingo da Páscoa fosse dedicado à Festa da Divina Misericórdia, de acordo com um pedido de Jesus Cristo a Maria Faustina Kowalska, a Santa Faustina em 1931. Desta forma as nossas sugestões desta semana levam à preparação do Domingo da Divina Misericórdia começando pela oração do Terço da Divina Misericórdia e do desafio da oração conjunta online transmitida diretamente da Capela do Santuário de Cracóvia onde podemos ver a pintura do Jesus Misericordioso. Na rúbrica “Viajar” o desafio é que possam entrar virtualmente neste santuário, e que conheçam mais da biografia de Santa Faustina, num livro diferente que tem por base o seu diário.

Finalizamos as nossas sugestões deste itinerário com a visita virtual ao museu do Hermitage, em São Petersburgo, apreciando a pintura de Rembrandt alusiva à parábola do Regresso do Filho Prodigo, também conhecida como a parábola do Pai Misericordioso, com os comentários à mesma do teólogo Filipe Samuel Nunes.

Esperando que ao longo destas semanas as nossas sugestões vos tenham ajudado a viver este itinerário, deixamos um ultimo desafio para ao ano que temos pela frente… desafiando a acompanharem o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em https://www.snpcultura.org/ ou nas redes sociais.

PARA VER E REZAR

Palavras de Jesus à Ir. Faustina sobre o terço:

“As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte.”

(Diário da Irmã Faustina, nº754)

“Quando recitam este terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma…”

(Diário da Irmã Faustina, nº811)

Entre as diversas formas de culto à divina misericórdia, a Festa e o Terço ocupam uma posição de destaque. Nas suas revelações a Santa Faustina, Jesus oferece uma nova forma de piedade, que hoje está espalhada por todo mundo.

O terço foi ditado por Jesus à Irmã Faustina entre os dias 13 e 14 de setembro de 1935 (Festa da Exaltação da Santa Cruz), como uma oração de intercessão e reparação pelos pecados cometidos por toda a humanidade (cf. Diário, nn. 474-476).

(fonte: https://www.rs21.com.br/divina-misericordia-terco-da-divinamisericordia/)

Lançamos o desafio da transmissão online da capela da Divina Misericórdia de Cracóvia à hora da misericórdia (15h locais correspondem às 14h de Portugal Continental) – Sanktuarium Bożego Miłosierdzia.

PARA VER

“O regresso do filho pródigo” | Rembrandt van Rijn | C. 1661–1669 | Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia

Comentário de Filipe Samuel Nunes, no Observador:

PARA LER

Biografia de Santa Faustina Kowalska: https://paulus.pt/irma-faustina-

Para quem se queira aventurar numa versão mais resumida, deixamos o link para uma biografia: http://www.jesus-misericordioso.com/santa-irma-faustinabiografia.htm

PARA VIAJAR

Mesmo que seja só virtualmente, vá até Cracóvia ao Santuário da Divina Misericórdia – Sanktuarium Bożego Miłosierdzia – Kraków Łagiewniki, e entre…

Quaresma/Páscoa: Dinâmica “São José: Caminho para a Misericórdia”

07 de Abril de 2021