comprehensive-camels

Sarilhos Grandes: Projeto SAND promove programa online para assinalar Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

20210406-sand-dia-internacional-dos-monumentos-sitios

No próximo dia 18 de abril o projeto SAND irá celebrar o Dia Internacional dos Sítios e Monumentos (DIMS), sob o tema “Passados complexos, futuros diversos”.

No âmbito do DIMS, a equipa de investigação responsável pelo projeto SAND “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos” apresenta um balanço dos 13 anos de trabalho com a divulgação de novos dados do Campo-Escola de Bioarqueologia, realizado na Paróquia.

A iniciativa online decorre no dia 18 de abril, pelas 14h30, com transmissão em direto na página de Facebook do Projeto SAND: https://www.facebook.com/projetoSAND

Os resultados da investigação até agora apurados e as perspetivas de futuro serão apresentados por Paula Alves Pereira (coordenadora), Roger Lee de Jesus, Bruno M. Magalhães e Ana Luísa Santos.

“Em 2020, a Pandemia COVID 19 surpreendeu a Humanidade e teve um impacto significativo na saúde, na economia, na cultura e no quotidiano das comunidades. O SAND adaptou-se a esta nova realidade complexa e prosseguiu com o projeto que tem por objetivo a valorização e preservação do património de Sarilhos Grandes” pode ler-se na nota publicada nas redes sociais do projeto.

Os participantes que estiverem interessados em colocar questões aos oradores deverão inscrever-se no seguinte formulário: https://forms.gle/W3wVW3rXrWBCQ9L77. Após validação da inscrição, será remetido o link zoom, ID da reunião e senha de acesso.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, com o objetivo de sensibilizar para as questões de valorização e proteção do património.

SAND: “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos”

O projeto SAND consiste num estudo histórico, arqueológico, biológico e antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séculos XII a XVIII).

A equipa multidisciplinar pretende recolher novos dados e caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população local, bem como identificar novos elementos de contacto com o Oriente e o Ocidente, no âmbito da Expansão Portuguesa.

Com o intuito de melhorar a presença digital, a iniciativa arqueológica dispõe agora de um website para melhor conhecer o projeto e as atividades a ela associadas.

Aceda aqui: https://projetosarilhosgra.wixsite.com/

Esta iniciativa científica é realizada em parceria com a Diocese de Setúbal, a Câmara Municipal do Montijo, o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra e outras entidades, públicas e privadas.

JM

Partilhe nas redes sociais!
07 de Abril de 2021