Baixa da Banheira: Paróquia tem um novo Capuchinho ao serviço da comunidade

20210415-Igreja-Baixa-Banheira-Novo-Capuchinho

«Acima de tudo, devo ser testemunho da vida consagrada ao Senhor» – Frei António Pojeira Dias

A Paróquia de São José Operário e a fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos, na Baixa da Banheira, têm um novo frade para o serviço pastoral desta comunidade. Frei António Pojeira Dias já esteve nesta paróquia há 20 anos e, como “religioso franciscano e irmão que prometeu estar disponível”, o sacerdote regressou, no início deste ano civil, com a “necessidade de preencher uma lacuna nesta Fraternidade da Baixa da Banheira”.

“Havia dois irmãos, o frei Pedro e o frei Guedes, que transitavam do triénio anterior, e era necessário que um outro integrasse esta fraternidade porque para haver fraternidade são precisos três. Foi colocada a proposta que aceitei, como religioso franciscano e irmão que prometeu estar disponível”, explicou Frei António Pojeira Dias.

– Que dons/talentos traz à comunidade de sacerdotes e à comunidade paroquial da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira?

Os talentos e dons que trago, antes de mais, são os inerentes ao franciscanismo e à consagração religiosa: Ser irmão, e, em cada circunstância, tentar doar-me para responder aos desafios que a realidade apresente. Acima de tudo, devo ser testemunho da vida consagrada ao Senhor.

Os meus talentos revelar-se-ão na ação concreta que a realidade me provoque ou me seja solicitada.

– Já esteve ao serviço desta paróquia há 20 anos. Que memórias têm?

Efetivamente, no ano pastoral 2000/01, estive ao serviço desta paróquia, embora a meio tempo. Foi um tempo maravilhoso com uma dedicação aliciante muito grande à Catequese, aos escuteiros e grupos de jovens. Sinto certa nostalgia do entusiasmo e da alegria com que vivi esse ano pastoral nesta Paróquia e no Vale da Amoreira.

– A Igreja Católica celebrou o Dia Mundial da Vida Consagrada a 2 de fevereiro. Que importância tem a Vida Consagrada na Igreja e na sociedade?

Todos sabem que a vida consagrada é muito importante na vida da Igreja. Como diz a Lumen Gentium (LG44), “o estado constituído pela profissão dos conselhos evangélicos, embora não pertença à estrutura hierárquica da Igreja, está, contudo, inabalavelmente ligado à sua vida e santidade”.

Efetivamente, é um estilo de vida que olha para o Senhor Jesus Cristo e tenta seguir-Lhe os passos numa doação plena ao Pai e ao serviço do povo de Deus sob o impulso do Espírito Santo, vivendo o espírito das Bem-aventuranças (LG31).

A vida consagrada, manifestada em tantos e variados institutos – com carismas e dons diferentes –  é uma prova da ação do Espírito Santo na vida dos crentes em quem suscita respostas às necessidades do povo de Deus.

Quem são os Franciscanos Capuchinhos?

Os Franciscanos Capuchinhos em Portugal estão em Barcelos, Fátima, no Amial (Porto) e Gondomar, em Benfica (Lisboa) e na Baixa da Banheira desde 1976 (site da paróquia da Baixa da Banheira – www.igrejasaojoseoperariobxb.com/).

“Somos irmãos, clérigos e não clérigos. Vivemos em fraternidade, oramos individualmente e em comum, partilhamos juntos as refeições e o tempo, ajudando-nos mutuamente a crescer, como numa família. As nossas comunidades, a que chamamos “fraternidades”, são lugares de alegria e de hospitalidade.

Chamados por Jesus Cristo ao jeito de Francisco de Assis, somos enviados a anunciar o Evangelho, com a vida e por todas as formas concretas.

A circunscrição dos Franciscanos Capuchinhos de Portugal, com a designação jurídica Província Portuguesa dos Padres Missionários Capuchinhos, em 25 de Março de 1955, festa da Anunciação do Senhor, fez a sua consagração ao Imaculado Coração de Maria.” (Fonte Província Portuguesa dos Capuchinhos)

Paróquia da Baixa da Banheira

15 de Abril de 2021