CNE: Agrupamentos de Setúbal retomam atividades presenciais

20171212_Filiacao_CNE_1399_02

Com a nova fase de desconfinamento, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) estabeleceu novas indicações para o regresso das atividades presenciais com os Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.

“Deve ser sempre garantido que não queimamos etapas e que estamos em condições de acolher os nossos escuteiros em pequenos grupos, dando prioridade aos espaços exteriores” refere o CNE na nota circular enviada à Diocese.

O plano de desconfinamento do CNE estabelece orientações para o funcionamento dos agrupamentos em três níveis, de acordo com os condicionalismos apresentados por alguns concelhos com maior índice de contágio.

No caso dos concelhos de Setúbal, que se encontram no nível 1 de desconfinamento, é possível a realização de reuniões presenciais de bando, patrulha, equipa e tribo, a participação em Eucaristia e outras celebrações, a realização de pistas, raides, caminhadas, reuniões de dirigentes ou formação presencial de adultos. Contudo, ainda não é possível conselhos ou atividades de unidade presenciais, acampamentos ou acantonamentos.

Os espaços do Agrupamento (interiores ou exteriores), campos escutistas ou outros espaços não públicos, podem ser utilizados cumprindo as regras definidas.

Podem usar a via pública em grupo, no limite de 6 pessoas e a “patrulha completa” pode deslocar-se desde que “cumprindo as regras de distanciamento físico e uso de máscara, não se considerando nesse caso um ajuntamento ou concentração de pessoas”.

“Nas atividades para grupos com mais elementos (como conselhos de agrupamento, reuniões de direção, Partidas, Promessas e Passagens de Secção), devem usar preferencialmente espaços já devidamente regulamentados pelos delegados locais de saúde e/ou DGS (igrejas, auditórios, campos escutistas, etc.), não sendo necessário solicitar autorização às autoridades referidas acima. Para outros espaços, terão de realizar um pedido de autorização às autoridades locais de saúde para realizarem essa atividade” refere a nota.

“Em caso de surto na comunidade local devem avaliar a necessidade de suspender as atividades presenciais no agrupamento por um período que garanta a segurança de todos, tendo sempre em atenção as orientações das autoridades locais de saúde”, adverte o CNE.

“Acreditamos que todos sabemos da importante missão que temos em mãos, neste tempo em que nos esperam grandes desafios, mas em que a nossa principal intenção se mantém: formar homens e mulheres como cidadãos possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço”, conclui o comunicado.

As orientações para o desconfinamento estão disponíveis na página “Escutismo em Casa”.

“Este documento com orientações será por isso uma ferramenta aberta e em permanente melhoria e evolução, procurando acompanhar as melhores e mais adequadas práticas e decisões legais, bem como aconselhamentos das entidades de saúde competentes”, refere o CNE.

JM

22 de Abril de 2021