S. José Operário: Paróquia de Laranjeiro-Feijó celebra padroeiro

20210428-sao-jose-operario-feijo

A Paróquia de Laranjeiro-Feijó assinala este sábado a festa do seu padroeiro, São José Operário.

Na sexta-feira, dia 30 de abril, realiza-se uma vigília com Via Lucis pelas 21h30. No sábado, dia 1 de maio, a celebração festiva decorre pelas 11 horas na Igreja Paroquial.

“Haverá transmissão via Facebook para que, quem não possa deslocar-se à Igreja, possa assistir às Celebrações na mesma” pode ler-se na nota publicada na página da Paróquia.

A 1 de maio assinala-se o Dia Internacional do Trabalhador e, no calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores. A festa foi instituída pelo Papa Pio XII em 1955.

A 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco convocou o “Ano de São José”, por ocasião do 150º aniversário da declaração do esposo de Maria como Padroeiro Universal da Igreja, feita pelo Beato Pio IX a 8 de dezembro de 1870.

Francisco publicou nessa data a carta apostólica ‘Patris Corde’, destacando que “depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”.

No documento, o Papa destaca São José como pai trabalhador, afirmando que “a pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se em certa medida criadora do mundo que a rodeia”.

“A crise do nosso tempo, que é económica, social, cultural e espiritual, pode constituir para todos um apelo a redescobrir o valor, a importância e a necessidade do trabalho para dar origem a uma nova «normalidade», em que ninguém seja excluído. O trabalho de São José lembra-nos que o próprio Deus feito homem não desdenhou o trabalho. A perda de trabalho que afeta tantos irmãos e irmãs e tem aumentado nos últimos meses devido à pandemia de Covid-19, deve ser um apelo a revermos as nossas prioridades” pode ler-se na carta.

“Peçamos a São José Operário que encontremos vias onde nos possamos comprometer até se dizer: nenhum jovem, nenhuma pessoa, nenhuma família sem trabalho!”, apela o Sumo Pontífice.

28 de Abril de 2021