comprehensive-camels

Crismas: D. José Ornelas preside a celebração em Fernão Ferro e Pinhal de Frades

20210430-crismas-fernao-ferro-pinhal-frades

No passado dia 24 de abril de 2021, as paróquias de Fernão Ferro e Pinhal de Frades tiveram a alegria de testemunhar a confirmação de 15 jovens e 6 adultos.

Apesar do número limitado de fiéis presentes, impostos pela pandemia atual, seria impossível não se fazer sentir o corpo místico do qual também estes novos crismados fazem parte. Segundo São Paulo, pelo Batismo fomos enxertados em Cristo, alimentando-nos de uma nova seiva que se espera que prospere: o dom do Espírito Santo. É pelo Espírito que recebemos a possibilidade de chamar Pai a Deus, somos conhecidos como filhos de Deus. E é permanecendo fiel ao Espírito que começa o primeiro dia da nossa salvação. 

Na confirmação, somos convidados a sermos os ramos desta videira que é Cristo; somos convidados a frutificar. 

“Vem Espírito, Vem Espírito, Sozinho eu não posso mais viver”.  

De facto, nenhum cristão consegue viver só, pois Deus criou-nos à sua imagem e semelhança para que fossemos um ser de relação através da qual encontramos e conhecemos o próprio Deus. Somos presente de Deus nesta terra. 

Ao testemunharmos esta celebração no Domingo do Bom Pastor, somos ainda convidados a refletir sobre a beleza deste pastor que guia, protege e cuida as suas ovelhas, deste Deus que conhece o nosso coração e nos conduz à vida, que vela pela mesma e que nos desafia a velar pelos outros.

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas.”

 

Fomos alimentados desde pequenos pelo nosso Batismo. Fomos crescendo e educados, alimentando-nos desta seiva, fomos sendo cuidados por tantas outras pessoas ao longo da nossa vida. Chegou a hora de, também, estes novos crismados retribuírem esse cuidado. Perante o desafio lançado pelo Sr. Bispo para cuidarem das suas comunidades, para velarem pelas mesmas,  os novos crismados professaram a sua fé e assumiram perante os seus irmãos o compromisso de se colocarem ao serviço das mesmas. Somos todos convidados a tornar-nos gente nova, gente ativa e comprometida em mudar o mundo, em dar a vida pelos outros! Somos convidados a ser gente que procura pensar como Deus pensa, esperar como Deus espera. Para isso, cada um deve aceitar ser testemunha, mas acima de tudo instrumento de Deus. Com este novo sacramento, cada um disse o seu Sim na certeza de que Ele é o nosso Pastor, que deu a vida por nós e, consequentemente, nos deu uma vida nova. É o momento de acreditarmos e reconhecermos que é sob a Sua orientação que queremos viver.

Jesus é o bom pastor e agora pede, como pediu a Pedro, “apascenta as minhas ovelhas”, ajuda-as a caminhar, dá a tua vida, cuida – chegou a tua hora, cuida como eu cuidei de ti. 

Não podemos ficar a ver as coisas passarem por nós sem fazer nada. É hora de celebrarmos a vida. Como no Pentecostes, em Jerusalém, é Deus que vem. É Deus que fala e pede para irmos anunciar o Evangelho. A igreja precisa destes novos crismados. O nome de cada um já estava gravado no coração de Deus desde o dia do seu Baptismo, mas agora são chamados a ser o 112, o F1 (HELP) da sua Igreja: sempre que for preciso carinho, ajuda, necessidades, são chamados a intervir, são chamados a ser portador do Seu amor. Na certeza que Deus nos ampara e nos dá o Espírito que consola e a força necessária para esta missão. 

“O Espírito de Deus está em mim,

Enviou-me a anunciar a Boa-Nova

(…)

Sou enviado a ser profeta de um mundo novo

Sou enviado a ser portador do amor de Deus” 

Filipa Santos & Marisa Well

 

Partilhe nas redes sociais!
30 de Abril de 2021