comprehensive-camels

Nomeação: Diocese de Setúbal tem uma nova Chanceler

20210429-Chanceler-Diocese-Setubal-MGracaPacheco

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, nomeou, ontem, uma nova Chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal. A leiga Maria da Graça Tavares Pacheco, que integrava a Secretaria Geral da Cúria da Diocese de Setúbal, sucede ao Padre Horácio Noronha que exerceu este ofício nos últimos cinco anos.

Maria da Graça Pacheco é formada em Teologia e em Direito Canónico pela Universidade Católica Portuguesa. Colaboradora da Cúria Diocesana desde 2004, assumiu também, a 13 de junho de 2020, a coordenação da Comissão Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal. 

Leia, em seguida, a nomeação do Bispo de Setúbal.


Nomeação da Chanceler da Diocese

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal,

A fim de garantir a fiel redação, expedição e conservação dos documentos da Cúria diocesana, de velar pela correta tramitação dos processos documentais e pela gestão da Secretaria Geral, bem como das outras atividades que a ela estejam ligadas;

verificada a idoneidade e preparação da pessoa agora nomeada, de acordo com as condições exigidas pelos cânones 149 §1 e 483 §2 para exercer um ofício eclesiástico, de acordo com o cânone 482 §1,

Nomeio Chanceler da Cúria diocesana da Diocese de Setúbal

a Dr.ª Maria da Graça Tavares Pacheco.

O desempenho destas funções tem início a 1 de maio de 2021, festa de São José Operário e terá a duração de cinco anos.

Que o Senhor guie, com a luz e a sabedoria do seu Espírito, a atuação desta sua serva no desempenho das funções que agora inicia, para que, exercendo-as com competência e caridade, contribua para a comunhão, a edificação e a missão da Igreja.

Ao Rev.do Padre Horácio Manuel da Silveira Noronha, que durante cinco anos exerceu com dedicação e sabedoria este ofício eclesiástico, exprimo, nesta ocasião, os sentimentos de profunda gratidão pessoal e a de toda a Diocese, pelo modo ponderado diligente e fraterno como exerceu as funções que lhe foram confiadas.

Dado em Setúbal, na Cúria Diocesana, a 29 de abril de 2021, festa de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja.

+ D. José Ornelas, Bispo de Setúbal

Padre Horácio Noronha, Chanceler da Cúria Diocesana

Padre Horácio Noronha

Setúbal: A nomeação de uma leiga para nova chanceler da Cúria Diocesana «faz parte dos dinamismos da Igreja»

 

 

Partilhe nas redes sociais!
30 de Abril de 2021